Fechar menu lateral

Contemplado pelo Proext 2010, projeto “Conversas com Trabalhadores” desenvolverá pesquisa

Trabalhadores aprendem praticando

Um dos trabalhos aprovados na edição deste ano do Programa de Apoio à Extensão Universitária (Proext) é o projeto “Conversas com trabalhadores: prevenindo a doença e promovendo a saúde”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa, coordenada pela professora da Faculdade de Enfermagem Rosângela Greco, foi contemplada com recursos financeiros no valor de R$ 46,5 mil.

A ação tem por objetivo promover a saúde dos trabalhadores, por meio de encontros semanais, onde são discutidos temas, desde como fazer um orçamento doméstico até a prevenção de doenças, como o câncer. De acordo com Rosângela, os assuntos são escolhidos a partir de sugestões dos próprios participantes.

Encontros

Bolsistas fazem simulação de situações que podem acontecer no dia a dia

Os encontros, de caráter educativo, são realizados sempre em setores diferentes da UFJF. Nas reuniões, o tema é abordado de forma ilustrativa e dinâmica, onde os presentes são convidados a participarem. Em média, os encontros contam com a presença de cerca de 20 trabalhadores.

De acordo com a estudante do sétimo período do curso de enfermagem, Denise Alves, a relação estabelecida com os trabalhadores é de interação. “Eles participam muito. Sempre fazem perguntas, sempre contam um exemplo da vida deles”, relata Denise, que é bolsista do projeto.

Segundo ela, os participantes absorvem grande parte do que foi discutido. “Nós encontramos com os trabalhadores depois e eles falam ‘ah, eu lembrei daquilo que você falou naquele encontro’. Percebemos que eles realmente aprenderam e colocaram em prática aquilo que nós falamos”, explica.

O mecânico Geraldo Assis, que trabalha no setor de equipamentos da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfa) da UFJF, participou do encontro pela primeira vez. Assis, que recebeu informações sobre primeiros socorros, aprovou a iniciativa. “Olha, isso é a melhor coisa para os trabalhadores se conscientizarem e terem condições para lidarem com certas situações. Eu acho muito importante”, declara.

Trabalhadores da Pró-Reitoria de Infraestrutura junto com as bolsistas

Para a professora, a presença e o interesse dos profissionais são reflexos positivos da iniciativa, além de servirem como estímulo para os bolsistas. “É uma satisfação enorme de quem está no projeto. Os acadêmicos de enfermagem se sentem muito valorizados pelo trabalho que desenvolvem, pois têm o reconhecimento por parte dos trabalhadores”, afirma.

Além dos setores da UFJF, o projeto atende empresas, de diversos segmentos, interessadas na ação extensionista. “O ano passado nós fizemos um trabalho com os profissionais que procuraram o Centro de Saúde do Trabalhador da Prefeitura de Juiz de Fora, formado por profissionais que estão afastados do seu trabalho”, relata Rosângela.

A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Gerência da Saúde do Trabalhador da UFJF e conta com a participação de cinco estudantes do curso de enfermagem, sendo quatro voluntários.

Aprovação no Proext

Prof.ª Rosângela faz abertura do encontro sobre primeiro socorros

A professora Rosângela Greco contou que passou por dois momentos distintos ao receber a notícia de que seu projeto tinha sido aprovado pelo Proext. “O primeiro momento é um susto, o segundo é o reconhecimento pessoal e profissional de um trabalho que estamos desenvolvendo”. Segundo a coordenadora, a aprovação vai possibilitar a ampliação das atividades da ação extensionista. “Com esse financiamento, nós conseguiremos ampliar e desenvolver um trabalho com mais propriedade, mais folga e mais satisfação”, relata. Um dos planos é atrair a participação de acadêmicos de outras áreas, de forma que o projeto se torne multidisciplinar. “A promoção da saúde é algo que você deve pensar de forma multidisciplinar. Então, temos essa ideia de fazer com que os acadêmicos se relacionem com alunos de outros cursos”, diz.

O recurso financeiro será investido na compra de material, em bolsas para os estudantes envolvidos e no desenvolvimento de um projeto de pesquisa. “Pretendo fazer um estudo com os técnico-administrativos sobre as condições de vida e de trabalho”, anuncia.

Rosângela ressalta a importância das bolsas destinadas aos acadêmicos, prevista na lei 12.155, sancionada em 2009. De acordo com a professora, a iniciativa é louvável. “Nós, professores, não fazemos extensão sem o auxílio dos estudantes. Os alunos trabalham de coração aberto e eu acho justo ter bolsas para eles”, destaca.

Conheça os outros projetos aprovados:

Entreposto Tenda de Minas Solidária
Elevação do Nível de Escolarização
Comunidade Quilombola de São Pedro de Cima