Fechar menu lateral

Fórum Internacional discute os rumos do esporte

Palestra ministrada pelo jornalista Marcelo Barreto

Durante quatro dias alunos e profissionais de educação física e áreas afins, participaram de palestras e mesas redondas sobre gestão do esporte. O evento, que aconteceu entre os dias 23 e 26 de setembro, teve como principal objetivo discutir os caminhos do esporte em Juiz de Fora e no Brasil. O Fórum Internacional de Gestão do Esporte foi organizado pelo professor Luiz Carlos Nery e contou com colaboração da diretora da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), Edna Martin. Marcaram presença profissionais de renome nacional e internacional. Entre eles, os professores José Pedro Lopes, da Universidade do Porto, de Portugal, o secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Capelli e o jornalista do canal SporTV Marcelo Barreto.

O evento

Para Nery, evento permitiu comparar o que está sendo feito em outras cidades com o que está sendo realizado na cidade

O fórum abordou temas como o papel da Universidade nos megaeventos esportivos, a importância da mídia no desenvolvimento do esporte, suas dimensões econômicas e sua gestão como fator de impacto social em Juiz de Fora, entre outros. Segundo o organizador Luiz Carlos Nery, o evento contou com 200 participantes, entre alunos, profissionais e professores. “O fórum teve grande aprovação do público devido à qualidade das palestras e dos convidados”.

Para Nery, o evento cumpriu o objetivo de trazer novas informações para Juiz de Fora e de contribuir para a melhora da gestão do esporte. “No fórum, foi possível comparar o que está sendo feito em outras cidades com o que estamos fazendo na UFJF e em Juiz de Fora”.

A estudante do oitavo período de educação física, Tainah Figueira Lopes elogiou a qualidade das palestras e dos temas abordados. “Nunca tinha participado de um fórum internacional. Como o Brasil vai sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas, acho importante que o esporte esteja sempre em pauta”. De acordo com Nery, “o Brasil precisa de se qualificar e de capacitar profissionais para atender os megaeventos que estão para ocorrer no país”.

Incentivo ao Esporte

Capelli ressaltou a importância da parceria entre o Ministério dos Esportes e da UFJF para a captação de recursos

Ricardo Capelli, que é coordenador geral da Lei de Incentivo ao Esporte, falou sobre a importância da parceria entre o Ministério dos Esportes, a universidade e a iniciativa privada na busca de captação de investimentos para o esporte. O secretário também destacou a importância de investimentos ainda no ambiente escolar ou universitário, que é, segundo ele, uma matriz formadora de atletas de alto rendimento. O projeto de voleibol da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é apoiado pela Lei de Incentivo. Desde março de 2009, recebe recursos destinados ao time profissional e à ação extensionista de iniciação desportiva que atende crianças da comunidade.

Já os caminhos da gestão esportiva foram tema da palestra ministrada pelo professor da Universidade do Porto, José Pedro Lopes, que destacou o caráter multifacetado do esporte e a importância do profissional trabalhar em equipe e manter-se sempre atualizado. Lopes citou a interlocução entre a área de educação física e a de recursos humanos e falou sobre o futuro do esporte, que, segundo ele, será focado nos esportes radicais e nas formas alternativas de se exercitar.

Esporte e Mídia

Segundo Barreto, esporte e mídia são fenômenos paralelos

O jornalista Marcelo Barreto foi um dos convidados que abordou a relação entre esporte e mídia, que, para ele, são fenômenos paralelos. O apresentador do “SporTV News” traçou uma linha do tempo relembrando momentos marcantes do esporte mundial e suas respectivas repercussões midiáticas. “Temos tendência a pensar que o esporte não seria nada sem a mídia, mas, hoje, acredito que a mídia não seria o que é sem o esporte. Um depende do outro para existir”.

Barreto também acredita que o mercado é promissor tanto para o jornalismo quanto para outras áreas relacionadas ao esporte. “Estamos prestes a sediar três grandes competições internacionais no Brasil, como a Copa do Mundo, as Olimpíadas e a Copa das Confederações. O esporte como um todo vai crescer muito”, declara. Para o estudante do nono período de comunicação da UFJF, Felipe Muniz, discutir a mídia e o esporte é importante para a formação dos profissionais de ambas as áreas. “Acho muito interessante saber o que está por trás das coberturas jornalísticas, entender a história do esporte e discutir o futuro”.