Professores devem entregar proposta de trabalho do Projeto Rondon até o dia 28 na Proexc

Os professores-coordenadores de equipes, que se inscreveram para participar das operações de janeiro de 2011 do Projeto Rondon, têm, impreterivelmente, até às 17h da próxima terça-feira (28) para entregarem a proposta de trabalho para a operação ao qual foram designados. Nesse semestre, cinco equipes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tiveram suas inscrições confirmadas (ver quadro).

Segundo a gerente de projetos da Proexc, Cláudia Folhadella, para aumentarem as chances de serem selecionados para participarem das operações, as propostas de trabalho deverão ser redigidas de forma objetiva, conforme as exigências do convite. “Elas devem atender as especificações do edital e conter ações para as quatro áreas do conjunto escolhido. O professor também deverá apresentar um diagnóstico do município. Para isso, é necessária a realização de uma pesquisa prévia para sua elaboração”, diz Cláudia, que alerta que o texto não deverá conter ações consideradas inviáveis.

A lista final das propostas de trabalho escolhidas para participarem das operações será divulgada no dia 22 de outubro no site do Ministério da Defesa. Após a publicação do resultado, o Projeto Rondon organizará a viagem precursora, de caráter obrigatório, dos professores-coordenadores aos municípios, para ajustar a ideia de trabalho à realidade e à necessidade da comunidade local. Nesse ano, cada equipe inscrita no projeto é formada por dois professores e oito alunos da universidade, que devem estar cursando a segunda metade da graduação e não terem participado de operações anteriores.

Operações

De acordo com o cronograma, as atividades serão realizadas entre 14 de janeiro e 7 de fevereiro de 2011. Nesse período, o Projeto Rondon realizará as operações Carajás, localizada entre os estados do Pará e do Tocantins, Seridó, no sertão do Rio Grande do Norte, Rio dos Siris, em Sergipe, além da Zabelê, no Piauí. Participarão de cada operação 20 municípios, somando 80 cidades no total. A previsão é de que 1.600 estudantes e professores universitários de todo o país participem do Projeto Rondon no início de 2011.