UFJF sedia Fórum Internacional de Gestão do Esporte

Estão abertas as inscrições para o Fórum Internacional de Gestão do Esporte, promovido pela Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faefid/UFJF). Entre os dias 23 e 26 de setembro serão realizadas palestras, conferências e mesas redondas, abordando diversas áreas do segmento esportivo, como turismo, indústria do esporte, administração, economia e mídia esportiva. Podem participar do evento alunos e profissionais de Educação Física e áreas afins.

A idéia de realizar o Fórum de Gestão do Esporte partiu do professor Luiz Carlos Nery, um dos organizadores do evento. Segundo ele, o evento surgiu da necessidade de discutir as dificuldades enfrentadas pelo esporte em Juiz de Fora. “Nós estamos longe da realidade de um esporte de alto nível. Temos várias faculdades com universitários que estão sem perspectivas dentro da área de trabalho”, afirma. Segundo o professor, o evento irá destacar a importância da capacitação do profissional. “No contexto atual da sociedade, o esporte e o lazer têm uma grande demanda de ação e a capacitação do profissional na área do esporte é muito importante. Nossa cidade precisa acompanhar essa realidade”.

O esporte como um legado

Para Edna Martin, evento será uma oportunidade para as instituições mineiras discutirem sobre o tema

De acordo com a coordenadora do evento, professora Edna Martin, esse, que será o Primeiro Encontro Mineiro de Gestão do Esporte, será um marco para as instituições do estado que, pela primeira vez, estarão reunidas trocando informações e experiências na área. “Esse é um encontro inovador que proporcionará às instituições mineiras trocas acadêmicas e uma visão multidisciplinar do esporte”, afirma. A professora ainda ressalta a importância do evento para a UFJF. “O Fórum já é uma forma de pensar o futuro da Universidade. Eu acredito que a história da UFJF será marcada, daqui pra frente, por grandes eventos”.

Para Nery, o esporte está perdendo espaço na mídia local, o que dificulta o incentivo às praticas esportivas. Ele ainda destaca a necessidade da produção de um calendário esportivo para a cidade. “Com a elaboração de um calendário, podemos oferecer opção de lazer para a sociedade, como eventos, jogos e competições. A partir do momento em que realizamos o evento, temos o legado.”

Para Nery, Juiz de Fora precisa elaborar um calendário de eventos esportivos

Segundo o professor, o fórum é fundamental para o profissional da área que poderá complementar o seu currículo. “Nas grades dos cursos de educação física, são poucas as disciplinas que dão ao profissional uma visão empreendedora. Essa será uma oportunidade para estudantes e profissionais enriquecerem seus currículos”, declara.

O Fórum contará com a presença de profissionais de renome nacional e internacional. Entre eles, os professores José Pedro Sarmento, da Universidade do Porto, de Portugal, e Lamartine Pereira da Costa, referência internacional com diversas publicações na área, além do coordenador geral da lei de incentivo ao esporte, Ricardo Garcia Cappelli, que irá discutir a importância da parceria entre o Ministério dos Esportes, a universidade e a iniciativa privada na busca de captação de investimentos para o esporte.

Inscrições
As inscrições para o Fórum Internacional do Esporte estão abertas até o dia 22 de setembro e podem ser feitas através do site www.ufjf.br/forumgestaodoesporte. Os interessados também podem se inscrever pessoalmente na Central de Atendimento da Faefid.

A taxa de inscrição é de R$ 50,00 para universitários da UFJF e membros da Associação Brasileira de Gestão do Esporte (ABraGEsp); R$ 60,00 para estudantes de outras instituições e R$ 100,00 para profissionais. O pagamento deverá ser feito através depósito bancário (ver quadro) e, no primeiro dia do evento, o participante deverá apresentar o comprovante de depósito. Os acadêmicos deverão, ainda, apresentar a carteira de estudante. Os participantes que frequentarem 75% do evento receberão certificados emitidos pela Pró-reitoria de Extensão (Proexc).

Confira aqui a programação completa do evento.