I Semana da Nutrição desperta interesse do público com temas atuais e profissionais renomados

O professor Daniel Pimenta fez palestra sobre o uso dos fitoterápicos na área de nutrição

Durante três dias, cerca de 250 alunos participaram de palestras e mesas redondas sobre diversos temas ligados à nutrição. O evento, que aconteceu entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, teve como principal objetivo a valorização da multidisciplinaridade para a área de Nutrição e contou com profissionais de diversas instituições, como da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), da Fundação Presidente Antônio Carlos (Unipac) e da própria Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Segundo a professora Ana Paula Cândido, uma das coordenadoras do evento, todas as vagas foram preenchidas e as atividades tiveram grande adesão do público. Ana Paula afirma que todos os assuntos abordados no evento foram escolhidos pelos próprios alunos, através de uma consulta pública para saber quais eram os conteúdos de maior interesse. Durante o evento, foram discutidos temas como transtornos alimentares, marketing e fitoterapia.

Os coordenadores do evento: Renato Moreira Nunes e Ana Paula Cândido

O também coordenador do evento, professor Renato Moreira Nunes, atribui o sucesso da I Semana da Nutrição à participação ativa da platéia e à qualidade das palestras. “O evento trouxe vários profissionais renomados. Tudo saiu melhor do que planejamos”, declara. Para ele, a realização de um evento de nutrição é importante porque desperta nos participantes a necessidade de se manter informado sobre o tema. Entretanto, o professor ressalta que a alimentação não é somente o abastecimento do corpo com gêneros alimentícios. “Se alimentar não é apenas encher o organismo de proteínas, carboidratos e lipídios. Precisamos do alimento da alma, do corpo e do coração. Nesse evento procuramos levar para os participantes a consciência de que um ser humano precisa ser completo”.

Vivenciar experiências

Na platéia estavam presentes alunos e profissionais de nutrição e áreas afins como turismo, enfermagem e farmácia. Durante as palestras foram realizados sorteios de livros, ingressos para eventos, além de outros brindes. Para o aluno do primeiro período de Nutrição da UFJF, Wellington de Almeida Rezende, um evento como esse é fundamental para que o estudante possa entrar em contato com as questões que vai vivenciar enquanto profissional. “Através dessas palestras podemos conhecer um pouco mais da profissão e desse mundo que pra gente ainda é novo”.

Wellington revela que a palestra que mais chamou sua atenção foi a que abordou os transtornos alimentares, como anorexia e bulimia, temas que estão em alta no momento. O estudante enxergou no evento uma oportunidade para refletir sobre o papel do profissional na sociedade. “Como o curso é de saúde, não podemos pensar somente na questão financeira, mas, também, em contribuir para a sociedade”.

Simone Gomes: “É necessário que se valorize o profissional de nutrição e as áreas em que ele atua”

Já a estudante do oitavo período de Nutrição da Unipac, Simone Gomes, achou interessante a iniciativa do evento em englobar as duas universidades que oferecem cursos de Nutrição na cidade. Entre as palestras, a que mais chamou sua atenção foi a de fitoterapia, ministrada pelo professor do departamento de botânica da UFJF, Daniel Pimenta. “O que eu gostei na palestra foi a visão do alimento como o primeiro remédio que temos e a importância de valorizar uma alimentação saudável, visando uma melhor qualidade de vida”.