Fechar menu lateral

Inscrições para o curso de Proteção Radiológica do ICB vão até essa sexta

O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para o curso de extensão de Proteção Radiológica. As aulas serão realizadas no período entre os dias 8 e 14 de setembro, inclusive aos sábados e aos domingos, entre 13h e 18h, no ICB.

O curso é voltado para professores e estudantes que possuem pesquisas científicas na área de radiação e de medicina nuclear, além de profissionais e técnicos que lidam diretamente com fontes de radiação. As atividades serão ministradas pelo especialista em proteção radiológica, professor Walter Siqueira Paes, da Universidade de São Paulo (USP). O curso irá apresentar aos participantes as regras básicas para manipulação das fontes radioativas.

Para o professor Jair Aguiar, as pessoas ainda encaram a radioatividade como um mito

De acordo com o professor Jair Aguiar, organizador do evento, o objetivo das aulas é difundir o conhecimento da radioatividade, reduzindo o misticismo sobre o assunto, além de permitir aos alunos obterem a certificação para manuseio das fontes e para produções de pesquisas. “Discutir a radioatividade é importante, já que a primeira atitude de uma pessoa frente à fonte radioativa é o medo. Se você adquire conhecimento sobre o assunto, você afasta esse temor e aprende a se proteger melhor, permitindo seu controle”, afirma.

Inscrições:
As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira (3) no Laboratório de Análise de Glicoconjugados, localizado próximo à secretaria do ICB, no campus da UFJF. A taxa de inscrição é de R$ 50 e deverá ser paga no ato da matrícula. Ao todo, serão disponibilizadas 50 vagas.

O curso atende aos pré-requisitos exigidos pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para a obtenção do licenciamento obrigatório dos profissionais que desejam trabalhar com o preparo, o uso e a manipulação de fontes radioativas.

Ao final do curso, o aluno deverá entregar um relatório de análise de segurança, além de participar de, no mínimo, 80% das aulas. O curso terá carga horária total de 45 horas e, após sua conclusão, os alunos terão direito ao certificado de participação emitido pela Proexc.  Outras informações pelo telefone (32) 2102-3209.

Confira a ementa do curso aqui.