Proexc recebe cinco inscrições de equipes para o Projeto Rondon

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu cinco inscrições (ver quadro) de equipes da instituição para as operações do Projeto Rondon, do Ministério da Defesa (MD), que serão realizadas em janeiro de 2011. Todas as quatro operações – Carajás, Zabelê, Rio dos Siris e Seridó – receberam inscrições de professores da UFJF.

As solicitações foram enviadas ao Ministério da Defesa, que, através da Comissão de Avaliação de Propostas do Projeto Rondon (CAPPR), selecionará as equipes interdisciplinares. A lista com as universidades inscritas e com a definição do município para o qual a proposta de trabalho da equipe deverá ser encaminhada será divulgada no dia 23 de agosto, no site do projeto.

Próxima etapa
As equipes selecionadas deverão preencher a ficha de identificação da proposta de trabalho, disponível no edital do projeto. Nela, as propostas  deverão descrever em detalhes as atividades que serão desenvolvidas. Essa deverá ser entregue na Proexc, impreterivelmente, até às 17h do dia 28 de setembro. A lista final das propostas de trabalho escolhidas para participarem das operações será divulgada no dia 22 de outubro.

Após a publicação do resultado, o Projeto Rondon organizará a viagem precursora, de caráter obrigatório, dos professores-coordenadores aos municípios, para ajustar a ideia de trabalho à realidade e à necessidade da comunidade local.

Nesse ano, cada equipe inscrita no projeto é formada por dois professores e oito alunos da universidade, que estão cursando a segunda metade da graduação e não participaram de operações anteriores.

Operações
De acordo com o cronograma, as atividades serão realizadas no período entre 14 de janeiro e 7 de fevereiro de 2011. Nesse período, o Projeto Rondon realizará as operações Carajás, localizada entre os estados do Pará e do Tocantins, Seridó, no sertão do Rio Grande do Norte, Rio dos Siris, em Sergipe, além da Zabelê, no Piauí.

Participarão de cada operação 20 municípios, somando 80 cidades no total. A previsão é de que 1600 estudantes e professores universitários participem das quatro operações.