Curso de Astronomia do Centro de Ciências da UFJF está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão de astronomia para professores do ensino básico do Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), localizado no Colégio de Aplicação João XXIII. O curso visa a atender professores do ensino básico ligados às áreas de física, química, matemática e geografia e profissionais da área de educação. Podem participar, ainda, alunos de graduação de áreas afins.

Uma visão crítica

O curso será ministrado pelo Prof. Cláudio Henrique Teixeira

O curso procura introduzir conceitos fundamentais das diversas áreas da astronomia, bem como capacitar e atualizar professores do ensino básico e acadêmicos ligados à área de ciências. É a terceira vez que o centro oferece o curso. Segundo o coordenador do projeto, professor Cláudio Henrique Teixeira, a edição desse ano busca uma abordagem crítica do assunto e pretende discutir a astronomia de forma consciente. “Nessa versão do curso, buscamos uma visão crítica da astronomia analisando as consequências sociais e os diferentes usos do conhecimento científico.”, declara.

O professor acredita que a prática do curso possibilitará a troca de informações entre os participantes e que isso pode resultar na melhoria do ensino nas salas de aula. “No curso, discutiremos como a astronomia está sendo trabalhada nas escolas e como ela deve ser usada pelos profissionais da área. Dessa forma, os participantes poderão reproduzir as práticas do curso nas salas de aula”.

Serão realizadas diversas práticas sobre diferentes temas, inclusive observação e reconhecimento do céu. Entre os materiais didáticos, o curso conta com planetário insulflável e telescópio computadorizado.

Inscrição

São oferecidas 30 vagas para o curso e as reservas devem ser feitas pelo telefone (32) 3229-7606. Após a solicitação, os interessados devem fazer um depósito no Banco do Brasil no valor único de R$ 100. As inscrições ocorrerão no Centro de Ciências e só serão efetivadas mediante apresentação do comprovante de depósito. (ver quadro abaixo).

As aulas serão realizadas às terças-feiras das 19h às 22h no Centro de Ciências da UFJF. O curso terá início no dia 17 de agosto e vai até o dia 23 de novembro. Todas as aulas serão ministradas pelo professor Cláudio Henrique Teixeira. Os participantes que assistirem a 75% das aulas ganharão certificado do curso.