Fechar menu lateral

Cursos de extensão do Pólo do Envelhecimento estão com inscrições abertas

O programa Pólo do Envelhecimento, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está com inscrições abertas para dois cursos de extensão oferecidos na Casa de Cultura. Nesse semestre, estão abertas inscrições para os cursos de Língua Estrangeira voltados à terceira idade e de Enriquecimento Cultural e Processos de Envelhecimento.

Línguas Estrangeiras
O curso de línguas estrangeiras oferece o ensino básico de quatro idiomas: inglês, espanhol, francês e italiano. As aulas duram quatro semestres e atendem entre 30 e 50 participantes por ano.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Ângela Maria Gaudard, o curso tem como objetivo permitir à terceira idade o contato com outros idiomas. “Os idosos aproveitam essa etapa da vida para viajar pelo mundo, por isso, o contato com outras línguas torna-se importante. Além disso, com a internet, cada vez mais, eles buscam informações de outros países, o que requer conhecimento”.

Segundo Ângela, o curso é adaptado para o público alvo, já que as aulas seguem o ritmo dos participantes, além de incorporar os conhecimentos de cada um deles às aulas. Atualmente, o projeto conta com quatro bolsistas de extensão, que são os responsáveis por ministrarem as aulas.

Enriquecimento Cultural e Processos de Envelhecimento

Para Sandra Arbex, curso fortalece a cidadania do idoso

Já o projeto “Enriquecimento Cultural e Processos de Envelhecimento”, coordenado pela professora do curso de Serviço Social, Sandra Arbex, oferece várias atividades aos participantes, como oficinas, debates e viagens culturais nas áreas de educação, política e saúde. O projeto conta com a participação do corpo docente da UFJF e de professores convidados e tem como objetivo discutir o processo de envelhecimento, além de gerar conhecimentos específicos aos participantes.

Para Sandra, o curso, que conta com aproximadamente 20 alunos, fortalece o idoso como cidadão. “Com esse projeto, tentamos estimular ainda mais a socialização do idoso, conscientizando-os de sua participação política e social, mostrando sua importância para a sociedade e fortalecendo sua cidadania”. As reuniões do projeto são realizadas sempre às segundas e às quartas, das 14h30 às 17h, na Casa de Cultura.

Inscrições:
Podem se inscrever nos cursos do Pólo do Envelhecimento interessados com idade igual ou superior a 45 anos. A mensalidade de ambos os cursos é de R$ 43. As inscrições devem ser feitas na primeira quinzena do mês de agosto na Casa de Cultura da UFJF, localizada na Avenida Rio Branco, 3372, entre 8h e 18h.

Para se inscreverem, os interessados devem apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Outras informações pelo telefone (32) 3215-4694.