Inscrições para o curso “Encontros com a Literatura” vão até o dia 20 de agosto

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão “Encontros com a Literatura” da Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O projeto, que já está em sua quarta edição, tem o objetivo de atender pessoas que buscam conhecimento, mas não desejam ou não dispõe de tempo para ingressar em um curso regular na universidade.

Podem se inscrever professores, estudantes e pessoas da comunidade que se interessam pelo prazer de ler um bom livro e adquirir novos conhecimentos. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 20, na Central de Atendimento (CAT), localizada no prédio da reitoria, no campus da UFJF. Os interessados podem, ainda, solicitar o formulário pelo endereço eletrônico literatura@ufjf.edu.br.

O projeto
O projeto desse ano tem como tema “Memórias”. A maioria das obras estudadas aborda esse tema, como é o caso do livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, “As pequenas memórias”, de José Saramago e “Em busca do tempo perdido”, do escritor francês Marcel Proust. A expectativa é de que essa edição tenha em média 50 inscritos. “Esse ano o projeto está muito bem organizado e acredito que o tema ‘memórias’ vai despertar a atenção dos inscritos”, declara a coordenadora do curso de Letras, Neiva Ferreira Pinto.

A professora acredita que esse tipo de iniciativa aproxima a comunidade de obras literárias que, muitas vezes, parecem distantes da sociedade. “O projeto pretende levar um pouco de conhecimento à comunidade e dar a oportunidade das pessoas terem mais contato e esclarecimento sobre os livros que leem. Mas o objetivo principal é levar o prazer da leitura para a comunidade”, afirma.

Inscrição e valores
O projeto é dividido em três módulos independentes, que serão ministrados em conferências de três horas em 15 sábados subsequentes, com exceção de recessos e feriados, das 9h às 12h, no anfiteatro da Faculdade de Letras. As palestras começam no dia 21 de agosto e serão ministradas por professores do curso de Letras da UFJF e convidados.

A inscrição poderá ser feita para o curso completo, ou por módulos. O pagamento do curso será via boleto bancário e o participante tem a opção de efetuar o pagamento à vista ou em três parcelas. O investimento para o participante que desejar fazer um módulo é de R$ 110; dois módulos, R$ 170, e o curso completo, R$ 215, à vista. No primeiro dia de curso os participantes deverão apresentar o comprovante de pagamento do boleto bancário. O curso oferece certificado da Pró-Reitoria de Extensão (Proexc) para participantes com frequência mínima de 75%.

Programação:

Módulo I