Proexc recebe inscrições para o projeto Rondon até o dia 12 de agosto

O Ministério da Defesa (MD) divulgou na última segunda-feira (2) o convite para as operações de janeiro de 2011 do Projeto Rondon, uma ação extensionista realizada em parceria com as universidades. Podem participar do processo seletivo, equipes de  instituições de Ensino Superior (IES) de todo o país.

Inscrições:

Nesse ano, o edital do Projeto Rondon traz modificações em relação ao processo de inscrição, que será dividido em duas etapas. Na primeira fase, as inscrições devem ser realizadas até as 17h do dia 12 de agosto na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para isso, o interessado deverá  entregar na Proexc a ficha de inscrição preenchida, cujo modelo está disponível no edital.

Nela, o interessado, após formar uma equipe de trabalho, deverá informar a ordem de prioridade dos municípios em que deseja atuar, além do conjunto de ações (A ou B) que pretende desenvolver. O conjunto A envolve ações relacionadas à cultura, direitos humanos, educação e saúde. Já o B, ações voltadas à comunicação,  meio ambiente,  tecnologia e trabalho. Caso o interessado pretenda se inscrever nos dois grupos, ele deverá preencher duas fichas de cadastro.

A lista com as universidades inscritas e com a definição do município para o qual a proposta de trabalho deverá ser encaminhada será divulgada no dia 23 de agosto, no site do projeto.

Segunda fase:

Já na segunda etapa, os professores deverão preencher a ficha de identificação da proposta de trabalho, também disponível no edital do projeto. As propostas  deverão descrever em detalhes as atividades que serão desenvolvidas. Essa deverá ser entregue na Proexc, impreterivelmente, até as 17h do dia 28 de setembro. A lista final das propostas de trabalho selecionadas para participarem das operações será divulgada no dia 22 de outubro.

Professores e alunos da UFJF participaram da operação Centro-Norte em 2009

A Comissão de Avaliação de Propostas do Projeto Rondon (CAPPR) é a responsável por avaliar e selecionar as propostas. Após a divulgação do resultado, o Projeto Rondon organizará a viagem precursora, de caráter obrigatório, dos professores-coordenadores aos municípios, para ajustar a ideia de trabalho à realidade e à necessidade da comunidade local.

As equipes formadas precisam ser multidisciplinares e compostas por dois professores e oito alunos da universidade.  Os estudantes deverão estar cursando a segunda metade da graduação e não ter participado de operações anteriores.

Operações:

De acordo com o cronograma, as atividades serão realizadas no período entre 14 de janeiro e 7 de fevereiro de 2011. Nesse período, o Projeto Rondon realizará as operações Carajás, localizada entre os estados do Pará e do Tocantins, Seridó, no sertão do Rio Grande do Norte, Rio dos Siris, em Sergipe, além da Zabelê, no Piauí.

Participarão de cada operação 20 municípios, somando 80 cidades no total. A previsão é de que 1600 estudantes e professores universitários participem das quatro operações.

O projeto:

Profissionais da UFJF na Operação Nordeste-Sul em 2009

O projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa e tem como objetivo permitir que professores e alunos universitários atuem como voluntários durante as férias acadêmicas em atividades sócio-educativas em municípios carentes das regiões Norte e Nordeste.

Professores e alunos  da UFJF já atuaram em ações do Projeto Rondon nos últimos anos, como as operações Amazonas, Nordeste, Centro-Norte, Centenário da Comissão Rondon e Grão-Pará.