Inscrições para o curso de extensão “Transição para a sustentabilidade” vão até esse sábado (7)

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão “Transição para a sustentabilidade”, promovido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com a ONG Terra Una. A iniciativa visa apresentar, através de teorias e experiências práticas, soluções viáveis para o desenvolvimento sustentável. Podem se inscrever professores, estudantes e membros da comunidade que se interessam pela temática. As inscrições terminam no dia 7 de agosto e podem ser feitas pelo endereço eletrônico gaiaufjf@terrauna.org.br.

O curso:

É a primeira vez que a iniciativa é realizada em Minas Gerais. Baseado no programa Educação Gaia, projeto educacional de capacitação que tem como princípio a promoção de um modelo de vida mais sustentável, o curso está dividido em quatro módulos: social, econômico, ecológico e visão de mundo.

Através de estudos conceituais, dinâmicas de grupo, atividades em círculo e estudos de casos, os participantes terão a oportunidade de pensar e encontrar formas de adotar a sustentabilidade. As aulas serão ministradas uma vez por mês, sempre nos finais de semana, nos meses de agosto, outubro, novembro e dezembro. Nas sextas-feiras, o curso será realizado entre 18h30 e 22h; no sábado, das 9h às 17h, e no domingo de 9 às 12h30. Todos os participantes que comparecerem a 80% das aulas receberão certificado.

Inscrições

Para participar, os interessados devem baixar a ficha de inscrição pelo site http://www.terrauna.org.br/gaia/transicaojf.html ou solicitar o formulário pelo endereço eletrônico gaiajf@terrauna.org.br. O curso possui três valores de inscrição: integral (R$ 245), solidário (R$ 175) e bolsa (R$ 125). No formulário de inscrição, o participante deverá escolher um desses valores, que será analisado pelos organizadores. O pagamento será feito via boleto bancário com vencimento no dia anterior ao início do módulo. Serão oferecidas 53 vagas.

O professor Márcio Alves pretende realizar um seminário sobre o tema ainda esse ano

De acordo com o coordenador do curso, o professor da Faculdade de Medicina Márcio Alves, a iniciativa tem o diferencial de mostrar soluções para uma vida sustentável. “Muitos falam de como deve ser o sistema de desenvolvimento ideal, mas poucos apresentam alternativas viáveis, que possam ser aplicadas no nosso dia a dia”, declara. Além disso, o curso é uma oportunidade de reunir o conhecimento acadêmico de diversas áreas em torno de um mesmo tema. “É um campo para várias disciplinas, permitindo um diálogo entre as áreas sobre o desenvolvimento sustentável”, explica.

A expectativa é de que a partir do curso, um seminário sobre a mesma temática seja realizado. “No final do ano queremos organizar um seminário, onde aplicaremos as soluções encontradas nesse curso na comunidade do entorno da UFJF”, anuncia o professor.