UFJF inaugura novo complexo esportivo, que também irá atender à população

Autoridades durante a inauguração do novo complexo espotivo

“Eu tenho certeza que com esse parque esportivo, a grande finalidade, além da parte acadêmica, é atender a população externa, através dos projetos de extensão”. Com essa fala, o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), professor Henrique Duque, inaugurou na quinta (24), o complexo esportivo da Faculdade de Educação Física (Faefid). O evento contou com a presença de autoridades, como o ministro dos esportes, Orlando Silva, o prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos, e a diretora da instituição, professora Edna Martin.

Nova piscina do Complexo Esportivo

As novas instalações da Faefid abrigam duas novas piscinas, quadras esportivas para as práticas de futsal, vôlei, basquete e handebol, um campo de futebol sociey, duas quadras de tênis, uma de peteca e outra para badminton. Além disso, os estudantes poderão desfrutar do novo ginásio poliesportivo, que foi remodelado, além de uma pista de atletismo e de estúdios para musculação e pilates.

Espaço de Primeiro Mundo

Ministro ao lado da equipe da Atlética da UFJF

A qualidade do novo complexo foi elogiada pelo ministro Orlando Silva. “Hoje a UFJF está na linha de frente entre todas as universidades do país em relação às instalações esportivas”. Ele também ressaltou a importância do uso do local pela comunidade da cidade através de projetos extensionistas. “Essa estrutura tem a capacidade de não apenas ser um espaço de recreação e lazer para a comunidade interna, mas também para a cidade e seus moradores. É preciso ligar o esporte à educação e à comunidade”, diz o ministro, que acredita que o novo complexo será um celeiro para a formação de novos atletas.

Novo Estúdio de Musculação

A professora Edna Martin ressaltou que com a inauguração do novo espaço, será possível ampliar e melhorar os projetos de extensão na Faefid. “A nossa faculdade agora está qualificada com infra-estrutura que nos permite desenvolver com mais qualidade as atividades extensionistas, desde a criança até o idoso. Nós temos condições para dar ao esporte a dimensão social”. A diretora da faculdade ainda salienta que o complexo será uma das portas para que a Faefid cumpra o que determina a constituição: o direito ao esporte e ao lazer.

Ginásio Poliesportivo da Faefid foi reformulado

O prefeito Custódio Mattos também não escondeu a satisfação com a inauguração do novo espaço esportivo. “Esse Centro Olímpico é coisa de primeiro mundo, que irá se incorporar ao dia a dia da cidade, criando alternativas para a prática de esporte e lazer, além de contribuir na melhora da formação dos professores”.

Para Márcia Fu, inauguração coincidiu com a preparação para os jogos do Rio em 2016

Vários esportistas prestigiaram o evento, como o jogador de vôlei André Nascimento, a judoca Ketleyn Quadros e a ex-jogadora de vôlei Márcia Fu, que revelou estar impressionada com a estrutura do local. “A inauguração de um complexo como esse é importante, já que o esporte está em alta no Brasil, ainda mais com a realização dos Jogos Olímpicos no Rio em 2016. A população daqui ganhará vários lugares para praticar esporte, através dos projetos da universidade”, revela a medalhista olímpica em Atlanta.

A prof. Maria Elisa coordena o projeto Incluir, que atende à deficientes

A professora da Faefid, Maria Elisa Caputo, que desenvolve o “Projeto Incluir”, responsável por coordenar todas as ações da instituição relacionadas às pessoas com deficiência, revelou que o novo complexo irá melhorar a qualidade do atendimento. “As práticas extensionistas são uma porta que permite o contato dos alunos com a sociedade. Com o espaço, teremos um centro de excelência para atender à comunidade, aumentando a qualidade de vida”.