Fechar menu lateral

Conheça o projeto “Tenda de Minas”, um dos aprovados no Proext 2010

O projeto “Entreposto Tenda de Minas Solidária: Estratégias para o Comércio e Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários de Juiz de Fora e Micro-Região”, coordenado pelo professor Petrônio Barros de Jesus foi um dos aprovados da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no Programa de Extensão Universitária (Proext) desse ano. “Entreposto Tenda de Minas Solidária” foi contemplado com R$ 50 mil na linha temática “Geração de Trabalho e Renda por meio da Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários”.

A notícia de ter um dos principais projetos da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFJF (INTECOOP) aprovado no Proext foi recebida com satisfação por Petrônio Barros. Ele, que também é coordenador-geral da Incubadora, destaca que os recursos financeiros aprovados vão viabilizar a continuidade do trabalho dos artesãos e o apoio da INTECOOP a estes grupos no período entre 2010 e 2011.

Um dos encontros promovidos pelo projeto

Segundo o coordenador, há dois anos, os 10 grupos que pertencem ao Entreposto têm obtido resultados positivos na produção e comercialização de produtos artesanais e da agricultura familiar. “A aprovação do projeto vem apenas consolidar o apoio realizado pela INTECOOP no Entreposto Tenda de Minas Solidária”, avalia.

Petrônio informa que os recursos serão utilizados na manutenção da equipe de execução com atividades educativas e de suporte ao trabalho (assessoria jurídica, palestras e cursos) para facilitar a presença dos participantes vinculadas ao Entreposto. Além disso, “o fornecimento do material de consumo, bem como de máquinas e equipamentos viabilizarão as oficinas de treinamento dos participantes”, destaca.

Saiba mais sobre a Intecoop aqui

Conheça os outros projetos aprovados:

Comunidade Quilombola de São Pedro de Cima
Elevação do Nível de Escolarização
Conversas com Trabalhadores: prevenindo a doença e promovendo a saúde