Fechar menu lateral

Faculdade de Enfermagem lança cartilha sobre alimentação, que será distribuída nas UAPs de JF

A nutricionista Wanessa Aquino (à esq.) ao lado da professora Denise Friedrich, coordenadora do projeto

A Faculdade de Enfermagem (Facenf) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou na manhã dessa quarta-feira (14) a cartilha “Orientações Básicas sobre Alimentação”. O material, desenvolvido pela nutricionista Wanessa Aquino, será distribuído nas Unidades de Atenção Primária da Saúde (UAP) da cidade, que possuem convênio com a UFJF.

A cartilha é resultado do projeto de extensão “A relação do processo de trabalho das equipes de saúde com o usuário”, coordenado pela professora da Facenf, Denise Friedrich, que desenvolve ações como a educação permanente dos profissionais de saúde. Segundo Wanessa, que já foi voluntária do projeto, a ideia de elaborar o encarte surgiu após ser verificado que uma parcela de usuários das UAPs possui problemas alimentares. “Muitas pessoas obesas procuram as unidades da prefeitura, apresentando problemas de saúde, como diabetes e hipertensão. Assim, verificamos que é importante fazermos orientações a essas pessoas e aos profissionais que irão atendê-las, para que elas tenham qualidade de vida”.

A chefe do Departamento de Atenção Primária, Márcia Januzzi, representou a secretaria de saúde

Durante o lançamento, foi anunciado que os 500 exemplares da cartilha serão doados à Secretaria Municipal de Saúde, representada no evento por Márcia Januzzi, chefe do Departamento de Atenção Primária da Saúde, que ressaltou a importância da distribuição do material aos profissionais das UAP’s. “A cartilha vai favorecer o trabalho dos enfermeiros da unidade, como também dos agentes comunitários, na orientação e educação dos pacientes, com o objetivo de promover a mudança de hábito, levando a uma vida mais saudável”.

500 cartilhas serão distribuídas nas UAP's de Juiz de Fora

Segundo a professora Denise Friedrich, a escolha pelo tema da alimentação é pertinente nos dias atuais. “Devido à correria dos dias de hoje, as pessoas não se alimentam adequadamente e consomem produtos que fazem mal a saúde, como alimentos gordurosos. Por isso, precisamos conscientizá-las sobre a importância da reeducação alimentar para prevenir possíveis problemas de saúde”.

A diretora da Facenf, Girlene Alves, acredita que as ações de extensão devem ser um dos pilares da universidade

A cartilha é uma das várias ações extensionistas realizadas pela Facenf. Além delas, a instituição, por meio da Pró-reitoria de Extensão, desenvolve projetos voltados aos trabalhadores, às gestantes e aos hipertensos, além de atividades de prevenção à gravidez não planejada e às doenças sexualmente transmissíveis (DST’s). Para a professora Girlene Alves, diretora da instituição, as ações extensionistas devem ser um dos pilares de uma universidade pública. “Não podemos esquecer que as universidades devem ser pautadas em oferecer o ensino, a pesquisa e a extensão. Essa cartilha chega num momento adequado, em que todo o mundo passa a se preocupar com os problemas de alimentação, que tem ampliado o número de doenças, como a hipertensão.”