Conheça o projeto aprovado no Proext 2010: ‘Comunidade Quilombola de São Pedro de Cima’

A professora e membros da Comunidade Quilombola

Aprovado no Proext Cultura 2008, o projeto “Comunidade Quilombola de São Pedro de Cima: diagnóstico dos saberes necessários para uma educação ambiental e patrimonial” surgiu a partir de uma pesquisa desempenhada para a disciplina de Geografia Agrária, no curso de Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em agosto de 2007. Este ano, o valor total do orçamento aprovado pelo Proext foi de R$ 35.491, o qual será aplicado em materiais de consumo, passagens de ônibus para o local do trabalho de campo e para compor o acervo do Ecomuseu.

Coordenado pela professora Maria Lúcia Pires de Menezes, professora do departamento de Geociências da UFJF, o projeto representou a possibilidade de, pela primeira vez, se realizar um trabalho de campo na comunidade de remanescentes quilombolas de São Pedro de Cima, em Divino, Minas Gerais.

Equipe da UFJF

O projeto conta com dois professores e 10 estudantes (bolsistas e voluntários) do curso de Geografia da universidade como grupo principal e gestor da pesquisa. “A comunidade quilombola de São Pedro de Cima constitui uma realidade social, cultural e geográfica extremamente rica, ao mesmo tempo em que accessível ao trabalho de extensão”, conta a coordenadora.

De acordo com Maria Lúcia de Menezes, nesta continuação o objetivo é continuar a montagem do acervo do Ecomuseu, que compreende o conjunto de bens materiais, imateriais assim como o inventário do ecossistema natural da localidade do São Pedro de Cima, incluindo a cartografia da região que será disponibilizada no formato de um Atlas Geográfico Cultural. “Nosso maior desafio é disponibilizar um local para o acervo do Ecomuseu”, avalia.

Conheça os outros projetos aprovados:

Entreposto Tenda de Minas Solidária
Elevação do Nível de Escolarização
Conversas com Trabalhadores: prevenindo a doença e promovendo a saúde