Projeto lança cartilha com dicas de alimentação para a população

Capa da cartilha, que será lançada na próxima quarta

A professora da Faculdade de Enfermagem (Facenf) da UFJF, Denise Barbosa Friedrich, lançará na próxima semana a cartilha “Orientações Básicas sobre Alimentação”. O encarte é resultado do projeto de extensão “A Relação do Processo de Trabalho das Equipes de Saúde com os Usuários”, coordenado pela professora.

A cartilha, que apresenta dicas de alimentação, será distribuída gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) conveniadas com a UFJF e nas quais os alunos de enfermagem realizam atividades de ensino prático, estágio e pesquisa. O material foi elaborado por Denise em parceria com a nutricionista Wanessa Aquino.

O lançamento acontecerá na próxima quarta (14), às 9h30, na Facenf, e contará com a participação de professores da instituição, estudantes da área, representantes da Secretaria de Saúde e do Departamento Municipal de Atenção Básica. De acordo com Denise, a cartilha terá caráter preventivo e educativo. “O material desenvolvido servirá para a realização de grupos educativos pelos alunos e profissionais de saúde”.

Confira abaixo algumas sugestões da cartilha para uma alimentação saudável:

Frutas devem ser consumidas com frequência

– Comer frutas, legumes e verduras variadas, pelo menos duas vezes por dia;
– Usar açúcar e sal com moderação;
– Evitar balar e outras guloseimas;
– Consumir feijão pelo menos quatro vezes por semana;
– Evitar consumir alimentos gordurosos como carnes gordas, salgadinhos e frituras;
– Retirar a gordura aparente das carnes e a pele do frango;
– Nunca pular refeições: fazer três refeições e dois lanches por dia e, no lanche, escolher uma fruta;
– Evitar refrigerantes, enlatados e salgadinhos de pacote;
– Fazer as refeições com calma e nunca na frente da televisão.