Fechar menu lateral

Projeto apresenta técnicas de primeiros socorros à comunidade de Ibitipoca

Uma das atividades práticas desenvolvidas pelo projeto

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou no último dia 26 de junho, entre 8h e 17h, a atividade de extensão “Conversas ao Pé da Serra: Condutas em Situações Emergenciais”, coordenada pela professora da Faculdade de Enfermagem (Facenf), Rosângela Greco.

De acordo com a professora, o objetivo do evento foi promover a atualização dos trabalhadores do Parque Estadual de Ibitipoca (MG) sobre primeiros socorros. O curso contou com a participação de três docentes da Facenf, dois estudantes do nono período do curso de graduação, além de membros da Liga do Trauma.

Na ocasião, através de sessões expositivas e práticas foram debatidos temas como as principais condutas em Emergências Clínicas (casos de hiperglicemia, hipertensão e desidratação), acidentes com animais peçonhentos, queimaduras, ferimentos, afogamentos e parada cárdio-respiratória.

Curso também contou com sessões expositivas

O curso contou com a participação de 15 trabalhadores da localidade, como guias turísticos, profissionais da Unidade Básica de Saúde, funcionários do parque, além de convidados da comunidade. Para Rosângela, “o curso permitiu a consolidação do compromisso da UFJF com a sociedade, já que as atividades de extensão são um dos pilares do trabalho docente, pois essas contribuem para o ensino e a pesquisa, além de proporcionar aos acadêmicos a possibilidade do desenvolvimento das atividades junto à comunidade”.

A professora antecipou que pretende dar continuidade ao projeto. “O evento foi um sucesso, atingindo os objetivos iniciais. Por isso, pretendemos manter este projeto oferecendo esse curso aos moradores da Vila de Conceição de Ibitipoca e a outros parques de Minas Gerais”, antecipa.