Fechar menu lateral

Inscrições para o curso de extensão de Geografia da Religião estão abertas

Estão abertas as inscrições para o primeiro curso de extensão de Introdução à Geografia da Religião. O curso, promovido pelo Departamento de Geociências do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), será realizado entre os dias 12 e 23 de julho, das 14h às 17h. São 30 vagas para alunos de cursos de graduação na área de Ciências Humanas e para professores do ensino fundamental e médio nas disciplinas de Geografia, História, Filosofia e Sociologia, que estejam interessados em discutir a espacialidade do fenômeno religioso.

Segundo o coordenador do curso, professor Carlos Maia, “esta é uma possibilidade de refletir sobre questões urgentes na sociedade contemporânea, bem como de se inteirar com um ramo da geografia ainda pouco explorado na academia”.

Conteúdos

O curso será composto por aulas expositivas e estudos de campo. Os principais temas abordados serão: a religião como tema de investigação geográfica; o fenômeno religioso como produtor de espacialidades, o espaço como condição de reprodução da prática religiosa; a geograficidade dos espaços sagrados (paisagem, lugar, territórios, territorialidades); e religião e práticas espaciais: rituais, festas e tradições.

Para Carlos Maia, na atualidade observam-se inúmeros conflitos sociais que têm a religião como pano de fundo para intolerâncias e discriminações. Por isso, a importância de um estudo sobre Religiões. “A geografia da religião nos auxilia na compreensão desta realidade, principalmente em se considerando sua dimensão espacial”, destaca.

Inscrições

As inscrições para o curso devem ser realizadas através do e-mail carlos.maia@ufjf.edu.br, entre os dias 5 e 12 de julho. É preciso que, no envio do e-mail, o candidato esclareça resumidamente sua formação profissional e área de atuação. Para o preenchimento das vagas, será respeitada a ordem de inscrições.

Outras informações: 2102-3108/3121 – Departamento de Geociências/ ICH