Edital garante R$ 30 milhões de investimentos em extensão

Fonte: Diretoria de Comunicação – 20 de abril

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), torna público e convida os professores a inscrevem seus projetos e programas de extensão universitária no Edital 05/2010 do Programa de Apoio a Extensão Universitária (Proext) do Ministério da Educação (MEC). Os recursos destinados às universidades este ano, R$ 30 milhões, representam um aumento de 56% em relação à chamada do ano passado.

Segundo o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFJF, Romário Geraldo, o edital já foi enviado para os 170 professores que coordenam atualmente projetos e programas de extensão na instituição. Aqueles professores que ainda não desenvolvem atividades extensionistas também poderão participar enviando suas propostas à Proexc. Os projetos e programas serão recebidos até o dia 10 de maio.

Desde que foi criado em 2003, o Proext/MEC/Sesu/Dipes, já contemplou cinco programas e oito projetos da UFJF, com um investimento de aproximadamente R$ 540 mil. Esta é a primeira vez que tantos ministérios se juntam para apoiar os trabalhos de extensão nas universidades públicas brasileiras. Além do MEC, os Ministérios da Cultura, da Pesca e Agricultura, da Saúde, das Cidades, do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social e Combate a Fome; do Trabalho e Emprego, além da participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres estão engajados nesta ação.

A novidade deste ano, além do alto valor do investimento, é a grande diversidade de linhas temáticas disponíveis. Projetos sobre educação e desenvolvimento social, promoção da saúde, desenvolvimento urbano, redução das desigualdades sociais, geração de trabalho e renda, dentre outros assuntos podem ser submetidos à aprovação do MEC para financiamento. De acordo com o edital, a UFJF poderá encaminhar 32 projetos e 13 programas. A cada um deles poderá ser destinado até R$ 50 mil.

Romário acredita no poder da extensão no desenvolvimento social e espírito crítico dos estudantes

De acordo com o pró-reitor, esses editais só foram possíveis graças ao esforço do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas (Forproex). “É através dos recursos, como o do Proext, que as atividades de extensão têm se consolidado cada vez mais como uma das funções essenciais da universidade”. Segundo Romário Geraldo, as ações extensionistas preconizadas no edital estimulam o desenvolvimento social e o espírito crítico dos estudantes, bem como a atuação profissional pautada na cidadania e na função social da educação superior.

Outras informações: (32) 2102-3959 (Gerência de Projetos da Proex)

Veja aqui o Edital PROEXT 2010.

Lucas Mendes Paiva (estudante de Comunicação Social)