PROEXC recebe propostas para projeto Rondon até dia 20 de abril

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe inscrições de professores interessados em participar do Projeto Rondon 2010, no mês de julho, nas regiões Norte e Nordeste. Os interessados devem formar uma equipe multidisciplinar e encaminhar a proposta de trabalho para a PROEXC até o dia 20 de abril. O projeto será revisado e encaminhado ao Ministério da Defesa pela Pró-reitoria.
Três operações estão programadas: “Rei do Baião”, “Catirina” e “Mamoré”. A operação “Rei do Baião” será realizada no extremo oeste do estado de Pernambuco, entre os dias 9 e 25 de julho. Já a operação “Catirina” tem como destino os municípios localizados na região centro-norte do estado do Maranhão e acontece entre os dias 10 e 26 de julho. E por último, a operação “Mamoré” será realizada nos municípios do estado de Rondônia, no período de 16 de julho a 1 de agosto.
Os interessados em se inscrever devem formar uma equipe e preparar uma proposta de trabalho, optando pelo conjunto de ações do grupo “A” ou “B”. O conjunto A envolve ações relacionadas à cultura, direitos humanos, educação e saúde. O grupo B tem as atividades voltadas para a comunicação, meio ambiente, tecnologia, produção e trabalho. Todas as ações do conjunto escolhido devem ser contempladas.
Esta edição do Projeto Rondon traz como novidades as equipes serem compostas por dois professores e oito alunos, ao invés de seis, e terem que entregar um projeto no término da viagem. Além disso, cada operação vai promover ações diferentes.
A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Defesa, conta com a participação voluntária de acadêmicos na busca de soluções que contribuam no desenvolvimento sustentável de comunidades carente. O Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira prestam apoio logístico às operações.
O resultado dos selecionados será divulgado no dia 7 de maio, no site do projeto.

Outras informações: (032) 2102-3959 –  Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
www.defesa.gov.br/projetorondon