Fechar menu lateral

MEC recebe propostas de cursos de formação continuada

O Ministério da Educação (MEC) está recebendo propostas de cursos de formação continuada nas modalidades presencial e semi-presencial. A ação faz parte do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica e vai disponibilizar apoios financeiros que variam de R$50 mil a R$ 500 mil. O prazo para envio de propostas termina no dia 29 de março.
Podem apresentar projetos as universidades federais e estaduais que desenvolvam atividades de pesquisa, ensino e extensão e institutos federais de educação, ciência e tecnologia  que ofereçam cursos de licenciatura. O edital contempla projetos nas áreas de desenvolvimento e consolidação de novas metodologias articuladas aos componentes curriculares; Ensino Médio (ciência, cultura e trabalho) e diversidade no ambiente escolar.
Serão priorizados projetos de formação continuada com carga horária mínima de 60 horas e máxima de 280 horas. Entre os critérios de seleção estão a análise da consistência do projeto, a experiência acadêmica da equipe docente responsável e a coerência com os planos estratégicos elaborados pelos fóruns estaduais permanentes de apoio à formação docente.
Os recursos financeiros disponibilizados deverão ser destinados à coordenação do projeto, ao pagamento de professores formadores e orientadores, ao deslocamento de equipe técnica para encontros presenciais, a contratações e à produção de material didático.
A seleção das propostas deve ocorrer entre os dias 5 e 8 de abril. E o resultado será divulgado no dia 20 de abril.

Outras informações podem ser obtidas no edital da seleção