Fechar menu lateral

Inundações no Brasil é tema de Simpósio

Será realizado entre os dias 18 e 20 de maio, no centro de convenções do Victory Business Hotel, em Juiz de Fora, o 1º Simpósio de Engenharia Sanitária e Ambiental da Zona da Mata Mineira – I SESMAZ, cujo tema é “Inundações no Brasil e em Minas Gerais: problemas ambientais recorrentes”. Promovido pelo Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Faculdade de Engenharia da UFJF, o evento vai tratar das questões ambientais e das responsabilidades dos profissionais da área enquanto modificadores das relações sociais com o meio ambiente.
De acordo com o coordenador do evento, professor Jóse Homero, o simpósio tem como objetivo colocar em pauta a questão das inundações e suas consequências. “Queremos discutir esse problema que atinge diversas cidades brasileiras e buscar soluções. Além de promover um espaço para troca de experiências com pessoas da área e apresentação de trabalhos desenvolvidos no âmbito das instituições de ensino”, declara. Ainda segundo José Homero, a expectativa é de solidificar a iniciativa pioneira na cidade e fazer com que o evento seja realizado de dois em dois anos.
Podem participar profissionais da área, estudantes, autoridades, organizações não-governamentais (ongs) e demais interessados. As inscrições podem ser feitas pela internet, no site do evento, até o dia 14 de maio. Já aqueles que desejam inscrever trabalhos científicos, podem enviá-los para o e-mail coord.engsanitaria@ufjf.edu.br até o dia 20 de março. As vagas são limitadas e a taxa de inscrição varia entre R$30 e R$ 100.
Na programação estão incluídas palestras, mesas redondas e mini-cursos. Entre os temas estão: Recursos Hídricos, Saneamento Ambiental, Gestão Institucional e Empresarial do Setor; e Educação Ambiental e Recursos Humanos. O evento conta ainda com a participação de palestrantes do Rio Grande do Sul, Viçosa e São Paulo. São esperada cerca de 400 pessoas.

Outras informações e a programação completa estão no site: www.isesmaz.ufjf.br