Fechar menu lateral

Projeto de extensão da UFJF recebe R$300 mil de patrocínio

Da esquerda para a direita: Reitor Henrique Duque, presidente da MRS Eduardo Parente, prefeito Custódio Mattos, secretário de esporte Renato Miranda e o coordenador do projeto Maurício Bara no dia do anúncio da parceria

O projeto de Voleibol Masculino da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faefid/UFJF) recebeu um patrocínio no valor de R$ 300 mil da empresa MRS Logística. O anúncio foi feito no dia 03 de março, na sede da MRS, e contou com a presença do reitor da UFJF, Henrique Duque, da diretora da Faefid, Edna Ribeiro Hernandez Martin, do coordenador do projeto, o professor Maurício Bara, do prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos, da diretoria da MRS e do secretário Municipal de Esporte e Lazer, Renato Miranda.
Segundo Maurício Bara, o investimento vai garantir a realização das atividades planejadas para o ano de 2010 e a manutenção do projeto por mais alguns anos. Ainda de acordo com o professor, esse patrocínio é resultado de dois anos de luta e trabalhos desenvolvidos. “Foram dois anos de batalha, dedicação e muito envolvimento que, automaticamente, houve um reconhecimento social, que veio em forma de um patrocínio”, declara.
O dinheiro será investido em recursos humanos, material desportivo, bolsas de estudo e manutenção de alguns atletas de outras cidades aqui em Juiz de Fora. A expectativa é de expandir os jogos e as viagens da equipe. “O ano passado a gente teve algumas conquistas importantes, como ter disputado a Liga Nacional de Vôlei e ser a primeira equipe a representar a cidade. Esse ano, com um valor que a gente nunca teve, queremos mostrar um resultado que também nunca tivemos”, afirma Maurício. Fora esses gastos, o montante também vai ser usado na criação de três núcleos desportivos na cidade.
É a primeira vez que o projeto recebe um investimento desse valor, embora conte com o patrocínio do Café Toko e com o apoio da Clínica Ortra, do Curso Pré-Universitário e da Academia Pulse. A parceria entre a MRS Logística e a equipe de voleibol masculina da UFJF tem a duração de um ano. O convênio foi feito através da Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte do Governo Federal, que prevê o abatimento de até 1% no imposto de renda da empresa apoiadora.

Prof. Maurício Bara:

Núcleos Desportivos

O patrocínio da MRS Logística vai possibilitar que crianças de 11 a 14 anos possam desenvolver a prática do vôlei, através da criação de três núcleos desportivos pelo projeto de voleibol masculino da UFJF. O primeiro núcleo vai ser realizado na escola Municipal Olinda de Paula Magalhães, no bairro Jardim Esperança, e deve começar a funcionar daqui a um mês. O segundo será na Zona Norte, mas ainda não foi confirmado o local. E o terceiro vai funcionar na UFJF, na Faefid, e estará pronto assim que as obras na faculdade forem concluídas. Neste último pólo, o foco serão as crianças dos bairros do entorno.
Em cada núcleo serão atendidas cerca de 30 a 50 crianças.E caso haja vagas disponíveis, toda a comunidade poderá se inscrever. Segundo o professor Maurício Bara, a iniciativa é um misto de projeto social com projeto esportivo. “A gente quer atender a prática social, mas também com o objetivo de oportunizar a prática do esporte. E as crianças que tiverem um melhor desempenho, uma maior afinidade com o esporte terão a oportunidade de dar continuidade até o nível que o esporte chegar”, explica.
Os núcleos pretendem serem bem específicos e por isso não haverá outras práticas esportivas sem ser o voleibol. De acordo com Maurício, o objetivo é de oferecer um bom serviço à comunidade e com isso conseguir mais patrocínios. “A nossa luta é mostrar um bom serviço, para que a MRS, com outros parceiros, invistam na gente e possamos assim continuar esses núcleos”, ressalta.
A importância de estender o projeto para fora do campus se dá pelo reconhecimento do trabalho por parte da sociedade, como explica o professor da Faefid:. “É importante no sentido de sair dos “muros” da UFJF pra que a sociedade realmente veja, sente o trabalho. Um trabalho pautado na parte do conhecimento, na parte metodológica, na parte pedagógica, na parte da ciência efetivamente”.

Outras informações sobre o projeto: (32) 2102-3281 ( Faculdade de Educação Física e Desporto)
www.ufjf.br/faefid
mgbara@terra.com.br