A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com a ONG Terra Una promovem, no dia 28 de novembro, o Seminário “Transição para a Sustentabilidade”, cujo objetivo é apresentar as bases do Programa “Educação Gaia” e oferecer aos participantes um panorama sobre a sustentabilidade. O evento acontece no anfiteatro da Faculdade de Medicina UFJF, no horário das 08: 30h às 18:30 h. Podem participar professores, estudantes e membros da comunidade que tenham interesse no tema. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia do evento.
Educação Gaia é um projeto educacional elaborado por um grupo internacional de educadores com experiência em desenvolvimento e gestão de Ecovilas, que tem por princípio promover e facilitar uma evolução planetária saudável. Seu currículo abrange âmbitos da experiência humana: social, ecológico, econômico e visão de mundo. De acordo com um dos organizadores do evento, o professor da Faculdade de Medicina da UFJF, Márcio Alves, o programa é multidisciplinar e transdisciplinar. “É um projeto voltado para as diversas áreas do conhecimento. Segue na contramão do que tem acontecido até hoje, onde o conhecimento se compartimentalizou em disciplinas isoladas e cada um sabe muito de um pouco”.
O seminário terá a participação de diversos membros da ONG Terra Una, proponente da Educação Gaia 2009 na cidade do Rio de Janeiro, tais como: Diogo Alvim, membro da Rede Brasileira de Ecovilas (ENA-BR); Emmanuel Khodja, Conselheiro titular do Conselho da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Mantiqueira e Marina Dain, presidente da ONG e Ecovila Terra UNA.
Para Márcio Alves, a importância do evento está no fato de proporcionar a produção do conhecimento de uma forma global. O professor ainda destaca a relevância para os estudantes: “Os alunos vão perceber que existem soluções viáveis e possíveis dentro desse mundo aparentemente sem solução. Só que são soluções locais, mas que permitem que grupos possam começar a construir um estilo de vida diferente para os alunos e para as comunidades que são atingidas por todos os problemas ambientais que a gente tem”.
O seminário é coordenado pelos professores Márcio Alves e Daniel Pimenta, do Departamento de Botânica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). E conta com a colaboração de Larissa de Oliveira, representante do Movimento Gaia em Juiz de Fora. O evento é o primeiro passo para, posteriormente, um curso de extensão relativo à sustentabilidade ser desenvolvido em 2010, voltado para todos aqueles que se interessarem. “A expectativa é de angariar parcerias para projetos dessa natureza”, declara Márcio Alves.
Confira a programação abaixo:
1º Bloco
8:30 às 9:00 – Apresentação UFJF
09:00 às 10:45 – Panorama e Histórico sobre Sustentabilidade (Diogo Alvim)
10:45 às 11:00 – Intervalo
11:00 às 12:30 – Destaques da Dimensão Visão de Mundo (Larissa de Oliveira)
– Visão Holística / Transformação da Consciência
– Pesquisa: Espiral dinâmica
Destaques da Dimensão Social (Larissa de Oliveira)
– Governança Circular
– Habilidades de comunicação
– Ecovilas
2º Bloco
13:45 às 14:00 – Dinâmica de Abertura da tarde
14:00 às 16:00 – Destaques da Dimensão Econômica (Emmanuel Khodja)
– Consumo consciente
– Economia Social Solidária (Investimentos éticos, Redes de Troca, Indicadores de Sustentabilidade)
– Contração e Convergência
Destaques da Dimensão Ecológica (Emmanuel Khodja)
– Permacultura / Design integrado
– Bioarquitetura (Construção natural, Energias, Água, efluentes e resíduos)
16:00 às 16:20 – Intervalo
16:20 às 18:30 – Destaques da Dimensão Ecológica (Emmanuel Khodja)
– Produção de alimentos
– Saúde
– Ecologia Profunda
Destaques Dimensão Visão de Mundo (Diogo Alvim)
– Espiritualidade socialmente engajada
– Cultura de Paz
– Cidades em Transição
Dinâmica de Encerramento (Larissa de Oliveira)
Metodologia “Café Mundial”
Outras informações: gaiajf@terrauna.org.br