Fechar menu lateral

Proexc amplia participação em eventos de extensão

Alunos e professora que participaram do IV CBEU, em Dourados (MS)

A participação de bolsistas e professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em eventos relacionados à extensão universitária nunca foi tão grande quanto neste ano. Entre os dias 27 e 30 de abril, foi realizado o IV Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), em Dourados (MS). Em maio, a UFJF sediou o Encontro Regional Sudeste de Pró-Reitores e foi realizado o Seminário Nacional de Cultura e Extensão, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E em outubro, Montevidéu, no Uruguai, foi realizado o X Congreso Iberoamericano de Extensión Universitaria. A participação de alunos-bolsistas e coordenadores de projetos em eventos como os já citados é, até o momento, de 150 pessoas. E, aproximadamente, R$ 70 mil já foram destinados ao custeio de viagens – o que corresponde a cerca de 10% do orçamento anual da pró-reitoria.

De acordo com o Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Romário Geraldo, uma das políticas da PROEXC é o apoio financeiro – através de passagens e hospedagem – a alunos-bolsistas de extensão e coordenadores de projetos, para participarem e apresentarem a produção acadêmica da universidade. “Essa política tem como objetivo mostrar o trabalho desenvolvido na UFJF, proporcionar intercâmbio entre pessoas e instituições, além de possibilitar a avaliação dos nossos projetos em um âmbito regional, nacional e internacional”, avalia.

Bianca, prof. Fábio e Valéria apresentando pôster em Montevidéu

Para o coordenador do projeto “Urbanismo em Minas Gerais”, professor Fábio de Lima, a importância da participação nesses eventos se revela na oportunidade de intercâmbio com outros extensionistas e através da ampliação do entendimento de vários enfoques. “Os apoios que temos recebido por parte da PROEXC têm permitido consolidar o trabalho do núcleo com o programa Urbanismo em Minas Gerais difundido pelas regiões de Minas Gerais, do país e, mesmo, em território estrangeiro”, destaca o professor.

Os bolsistas do seu projeto foram os que mais participaram em congressos de extensão este ano e, segundo ele, isso influenciou bastante no trabalho desenvolvido. Somente este ano, seus bolsistas já apresentaram trabalhos em Mato Grosso do Sul, em São João Del Rey e em Montevidéu. Recentemente, ele e mais duas bolsistas foram à Montevidéu, no Congreso Iberoamericano. Foram duas apresentações orais e um trabalho apresentado sob a forma de painel. “Fomos muito bem recebidos. As perguntas foram dirigidas a mim e às bolsistas, o que merece ser destacado, tendo em vista a presença dos alunos que tiveram esta oportunidade sem igual”, ressalta o coordenador.

Participação de extensionistas no seminário de São João Del-Rei

Em São João Del Rey, no Seminário de Extensão Universitária, eles apresentaram trabalhos relacionados às Jornadas de Planejamento Municipal, com enfoque sobre nos itinerários e paradas de trens, pela Memória da Rede Ferroviária Federal S.A. Já no IV CBEU, os trabalhos se relacionavam à experiência de apoio à realização de planos diretores, além de trabalhos também relacionados à preservação da memória da Rede Ferroviária Federal S.A.

Carolina Campos é bolsista no projeto “Urbanismo em Minas Gerais” e participou do I Seminário Nacional de Extensão Universitária, de São João Del Rey. Para a estudante do curso de Geografia, a importância da participação e apresentação de trabalhos em outros locais interfere diretamente no trabalho desenvolvido. Ela acredita que, mesmo sem ter ido a todos, a participação de outros bolsistas contribui para a troca de experiências e como um termômetro da qualidade do que é desenvolvido.

Bianca Veiga é bolsista do mesmo projeto desde 2007. Neste ano, ela participou do CBEU, do PROEXT Cultura e do Iberoamericano, no Uruguai. A aluna acredita que essa troca de experiências não só revela outros olhares como amplia o senso critico acerca dos projetos desenvolvidos. “Sem falar na importância de se obter novos contatos e do fortalecimento da rede daqueles que estão envolvidos com os projetos de extensão”, ressalta.

Bianca, Valéria, Prof Fábio, Romário e Guilherme em Montevidéu

Valéria Rezende foi bolsista em diversos projetos e participou, por três anos, do Núcleo de Pesquisa e Extensão Urbanismo em Minas Gerais. Hoje, ela é bolsista de Iniciação Científica do mesmo núcleo no projeto “Urbanismo em Minas Gerais: pela memória da Rede Ferroviária Federal S.A.”, mas continua atuando na extensão como voluntária. Segundo a aluna, a troca de experiências é fundamental para a complementação, avaliação e reciclagem do que é feito. “Diante da diversidade de localização dos eventos, essa participação torna-se experiência de vida e vivência, além de aprendizado, cultura e confronto de realidade”, garante.

O estudante do curso de Geografia, Daniel Cesário Baesso, é bolsista do projeto “Ecomuseu da Comunidade Quilombola de São Pedro de Cima”, em Divino (MG). Além dele, outros três bolsistas foram os últimos a viajar com a ajuda da PROEXC. Nos dias 18 e 19 de novembro, eles estiveram na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde foi realizado o Seminário Nacional de Economia da Cultura e Extensão Universitária. “Vou mais para observar. A idéia é encontrar professores que também estudem a comunidade negra e fazer uma auto-avaliação do nosso projeto”, explica.