Fechar menu lateral

MDA e CNPq vão investir R$ 13,5 milhões em projetos de extensão rural

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lança edital para a seleção de projetos que proporcionem experiências inovadoras no ensino, aprendizagem e intervenção em extensão rural de inovação tecnológica. As inscrições vão até o dia 02 de dezembro e  serão disponibilizados R$13,5 milhões em recursos financeiros.
Os interessados devem encaminhar as propostas de trabalho ao CNPq via internet, por meio do Formulário de Propostas on-line, disponível na Plataforma Carlos Chagas. As ações do projeto devem contemplar uma das três chamadas. A primeira chamada busca selecionar projetos de pesquisa em experiências inovadoras no ensino, aprendizagem e intervenção, para estimular o intercâmbio de pesquisadores de ensino de extensão rural entre as diversas regiões do país.
A segunda chamada seleciona projetos que visem a validação, experimentação e disponibilização de inovações tecnológicas apropriadas para a agricultura familiar, com o objetivo de aperfeiçoar e promover a sustentabilidade dos sistemas de produção. E a terceira chamada incentiva a realização de cursos em manejo ecológico e conservação dos solos da água, voltados para profissionais de ciências agrárias, de nível médio ou superior, que atuem com agricultores familiares e que sejam credenciadas pelo MDA.
A proposta deverá ser apresentada por professor/pesquisador com título de mestre e estar vinculado a uma instituição de ensino superior pública, comunitária ou confessional, além de ter experiência em projetos de assistência técnica e extensão rural universitária. Será aceita uma única proposta por proponente.
O resultado será divulgado no dia 11 de dezembro no site do CNPq e publicado no Diário Oficial da União. O prazo de execução do projeto é de dois anos.
Outras informações: (61) 2108 -9009 ou 2108- 9354
suporte@cnpq.br