Fechar menu lateral

Mindfulness para os estudantes

Mindfulness é a habilidade de estar atento ao momento presente, sem julgamentos, com curiosidade e aceitação.  A habilidade pode ser treinada através de variadas práticas simples, possíveis de serem incorporadas no cotidiano. A partir de exercícios regulares, Mindfulness representa uma interessante ferramenta de autocuidado e desenvolvimento pessoal frente aos desafios  da vida.

Também conhecido como atenção plena, a atividade consiste que o praticante busque focar no que está fazendo ou percebendo no momento presente, por meio de técnicas de meditação e outros exercícios afins, permitindo ao indivíduo uma maior tomada de consciência de seus processos mentais e de suas ações.

Como acontecem os encontros

No segundo semestre de 2019, aconteceram seis workshops com duração de três horas, na sala de grupos da PROAE. O espaço era organizado de modo que os estudantes se sentissem confortáveis e acolhidos, contando com tatames e colchonetes, além de um cantinho com chás e biscoitos. Os encontros se iniciavam com uma conversa de apresentação, clarificação de expectativas e objetivos e, com o estímulo da construção coletiva e participação de todas e todos.

“No decorrer das horas, tivemos a oportunidade de experimentar algumas práticas de Mindfulness, seguidas de momentos de partilha, em que os estudantes trocavam suas percepções e experiências”, afirma a psicóloga Adriana Estevão, instrutora do grupo.

Os encontros foram promovidos no sentido de conhecer a técnica e relacionar seus benefícios com a vida acadêmica. Ao final, eram propostas algumas alternativas de continuidade da prática, bem como leituras para os que se interessavam.

Adriana ressalta que “a receptividade e interesse dos estudantes foi algo notável, pois se demonstraram curiosos e abertos para as possibilidades saudáveis de conduzirem suas trajetórias acadêmicas”.