Fechar menu lateral

Você conhece o programa Boas-Vindas?

Você conhece o programa Boas-vindas?

Marília Ribeiro

É muito bom ser bem recebido nos lugares pelos quais passamos, por isso, a Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PROAE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), desenvolveu o projeto Boas-vindas. A primeira edição ocorreu no primeiro semestre de 2017 e se estende aos dias atuais.

PSX_20190918_154016O Boas-vindas é formado por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e participantes do setor administrativo. A ideia do projeto é apresentar aos novos alunos da universidade um espaço amplo e específico que os assistem. Inúmeros discentes se deparam com uma certa dificuldade de adaptação no ambiente acadêmico, sendo em grande parte

mais difícil para os que saíram de suas respectivas cidades. Por compreender esta nova realidade, a PROAE resguarda os alunos oferecendo atividades pedagógicas, psicológicas e políticas de assistência estudantil.

Os profissionais das diferentes áreas que compõem a PROAE se deslocam a todos os institutos da UFJF a fim recepcionar os calouros e explicar sobre as diversas formas de atuação da pró-reitoria. O objetivo é informar e esclarecer dúvidas sobre os atendimentos psicológicos na universidade, os procedimentos para a concessão de bolsas e auxílios estudantis, além das oficinas pedagógicas e os trâmites administrativos envolvidos.

A importância do projeto

Para os alunos que comparecem ao Boas-vindas, é pedido que repassem as orientações recebidas, a fim de disseminar as informações e evitar o desconhecimento dos serviços oferecidos pela PROAE, já que muitos não conhecem toda a sua extensão.

“É interessante o estudante saber que o nosso apoio não se resume apenas a bolsas e auxílios. Desenvolvemos atividades também no campo cultural, pedagógico, psicológico e social”, afirma o assistente social, Olavo Augusto Pereira.

PSX_20190918_153940     PSX_20190918_153815