Fechar menu lateral

Programa para melhorar a leitura inicia primeiro módulo

pecom 2.3

Dinâmicas, conversas, anotações e curiosidade marcaram o primeiro encontro do Pecom deste semestre, realizado na última terça-feira. Os encontros continuam até o próximo dia 19.

O Pecom é o Programa de Estratégias Cognitivas e Metacognitivas de Leitura oferecido pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE) aos alunos dos cursos de graduação da UFJF. O objetivo é ajudar os alunos a aperfeiçoarem e desenvolverem uma leitura crítica, criativa e autônoma. Dessa forma, os estudantes passam a compreender melhor os textos lidos. Esse aprimoramento funciona para auxiliá-los na trajetória acadêmica e profissional, que, muitas vezes, exige a leitura de textos teóricos.

Neste módulo, o primeiro encontro reuniu 22 estudantes. Entre eles, Emmannueli Lopes da Silva. Aluna do primeiro período de artes e design, Emmannueli não perdeu tempo e já se inscreveu para o Pecom. A estudante explica o que a levou a querer participar. “Às vezes, a minha leitura é muito enfadonha e eu não quero que ler seja um fardo ou obrigação, eu quero que seja algo prazeroso. A leitura é algo muito importante e, mesmo eu tendo um pouco de dificuldade em entender certas coisas quando leio, acho que quando você tem uma boa leitura, você tem uma boa visão de mundo, uma boa desenvoltura com tudo”.

Pensando nisso, o Pecom tem a sua estrutura baseada na literatura científica que desenvolve estratégias de cognição e metacognição relacionadas à leitura. Essas estratégias ajudam na compreensão dos textos. Em cada módulo, são realizados quatro encontros coordenados pelas técnico-administrativas em educação da Proae, a pedagoga Franciene Silveira e a assistente Social Thássia Soares. Cada módulo totaliza nove horas e a participação também confere certificado.

pecom 4.3

Como tudo começou

O Pecom surgiu após um levantamento de dados da PROAE sobre os baixos rendimentos relacionados à leitura dos alunos. A dificuldade foi percebida tanto nos cursos de exatas, como nos de humanas e saúde. A partir de então, a pedagoga Franciene Silveira e a psicóloga Camila Menezes começaram a pensar em alguma estratégia que pudesse ajudar esses alunos com a leitura.

O programa começou a tomar forma unindo as técnicas de estudo trabalhadas pela pedagoga e a pesquisa de mestrado da psicóloga, que envolveu estratégias cognitivas e metacognitivas de leitura. A partir da junção dos conhecimentos e experiências, as duas sentaram e elaboraram o programa que foi carinhosamente apelidado de Pecom.

Assim, no segundo semestre de 2018, era oferecido o primeiro módulo do Programa de Estratégias Cognitivas e Metacognitivas de Leitura.

Agora é mais fácil participar

Quando começou, o Pecom era oferecido em um módulo único, com nove encontros. Depois da primeira edição, o programa passou a ser dividido em três módulos, com menos encontros cada. A pedagoga Franciene Silveira explica o motivo da mudança. “A gente percebe que quando o número de encontros é muito grande, os alunos, às vezes por outras demandas, acabam evadindo. Então, a gente fez em menos encontros e modular para que eles conseguissem participar até o final”.

A assistente social Thássia Soares acrescenta: “Às vezes o aluno tem esse mês disponível para participar, mas no seguinte não. Então, ele pode fazer o primeiro módulo e, mais tarde, fazer o módulo II com outro grupo que estiver fazendo. Isso facilita muito a participação do aluno.”

Quero Participar!

Em todo início de semestre, a PROAE oferece o módulo I do Pecom. Ao decorrer dos períodos, se houver procura, são abertas turmas para os módulos II e III.

Para participar, é simples: basta ficar atento em nosso site ao período em que as inscrições estiverem abertas. Aí é só preencher o formulário de inscrição e pronto! Você já pode comparecer aos encontros e aprimorar sua leitura.

Por: Rute Honório