Este núcleo de pesquisa aborda os processos de avaliação dos aspectos físico-funcionais dos sistemas cardiorrespiratórios e musculoesquelético, com ênfase na manutenção e recuperação do desempenho funcional, da capacidade física, da qualidade de vida e
participação. Além disso, estuda as estratégias de prescrição e a efetividade de intervenções físicas reabilitadoras para diversas condições de saúde.
São linhas de investigação desse núcleo:
1. Avaliação: investigação das melhores abordagens para a avaliação de condições que afetam a funcionalidade e mobilidade, incluindo o uso de tecnologias avançadas, instrumentos de medição e testes clínicos.
2. Intervenções Terapêuticas: por meio de exercícios específicos e abordagens multidisciplinares baseadas em evidências, para promover a recuperação funcional, melhorar a independência e maximizar o potencial de cada indivíduo.
3. Tecnologia Assistiva: Exploração e desenvolvimento de tecnologias assistivas inovadoras, como alternativa para facilitar a participação e autonomia das pessoas com deficiência, auxiliando-as em suas atividades diárias.
4.Pesquisa sobre estratégias de promoção da saúde, prevenção de doenças e de incapacidades.
5. Investiga sobre os impactos da limitação funcional ou da mobilidade na qualidade de vida e na participação social de indivíduos com deficiências e condições limitantes.
6. Estuda aspectos psicossociais da reabilitação e desenvolve intervenções que visam melhorar o bem-estar emocional, social e a inclusão de pessoas com condições crônicas na comunidade.
O Núcleo de Ciências da Reabilitação realiza reuniões semanais, com a presença de todos os membros, toda quinta-feira, das 15:00 às 17:00h. Para fazer parte deste núcleo e, consequentemente, frequentar as reuniões entre em contato por email: carlamalaguti@gmail.com