PROFESSORA DO PPgS REALIZA VISITA A UNIVERSIDADE DE BASEL NA SUÍÇA

Professora do Niepen/UFJF realiza visita a Universidade de Basel na Suíça

Profa. Dra. Hélady Sanders Pinheiro e a Profa. Dra. Sabina De Geest

A professora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Nefrologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (Niepen/UFJF), Dra. Hélady Sanders Pinheiro visitou a Universidade de Basel na Basiléia no último dia 3 de outubro. A instituição é uma das mais antigas da Suíça e destaca-se por sua relevância em pesquisas e publicações.

Na oportunidade, Prof. Dra Hélady, que já vem realizando projetos com a pesquisadora há três anos, expôs os resultados dos projetos em andamento, sob sua orientação, resultantes da linha de pesquisa – Aderência em transplante renal do Programa de Pós Graduação em Saúde Brasileira da UFJF, sedimentando a colaboração científica da pesquisadora e estabelecendo metas para as próximas parcerias.

Na Universidade, foi recebida pela Profa. Dra. Sabina De Geest, professora de Enfermagem e Diretora do Instituto de Ciências de Enfermagem. De Geest, também é professora em tempo parcial de enfermagem do Centro de Serviços de Saúde e de Pesquisa em Enfermagem da Katholieke Universiteit Leuven (Bélgica) e professora adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade da Pensilvânia (EUA), da Universidade Johns Hopkins e da Universidade de Missouri (EUA).

Sabina é reconhecida por liderar o Leuven Basel Adherence Research Group, um grupo de pesquisa internacional e interdisciplinar com foco em questões comportamentais e psicossociais, que tem como objetivo melhorar os resultados clínicos em populações de pacientes com doenças crônicas. No qual, são desenvolvidos projetos na Europa e América do Norte sobre fatores determinantes e consequências do não cumprimento do regime medicamentoso. Com o tempo, o grupo de pesquisa expandiu seu foco para incluir a avaliação de fatores psicossociais e comportamentais, incluindo o desenvolvimento de instrumentos para avaliar os resultados no pós-transplante.

Fonte: Assessoria de Comunicação Fundação Imepen