DOUTORANDO DO PPG SAÚDE, GERALDO FARINAZZO VITRAL, LANÇA KIT PARA DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE MAMA EM FEIRA INTERNACIONAL

O mais importante evento de saúde nas Américas, a Hospitalar 2011 – 18ª Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias, Clínicas e Consultórios teve a participação este ano, entre expositores de vários países, de pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A professora Nádia Raposo, orientadora do projeto, e o doutorando e mastologista Geraldo Farinazzo Vitral, participaram do lançamento do Kit Marcador Tecidual para Cirurgia Radioguiada ou “Kit Estéril”.

O produto recebeu no início deste ano a certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pela liberação e certificação de novos produtos sob vigilância sanitária no país. Com este lançamento, são cumpridas todas as etapas para o desenvolvimento e a comercialização do produto que nasceu na UFJF, apoiado pelo Programa de Incentivo à Inovação (PII) gerenciado pela Universidade, em parceria com a Sectes e o Sebrae.

O kit foi lançado com o nome BLD Marker Kit Marcador Tecidual para Cirurgia Radioguiada, e está sendo produzido pela empresa Saldanha Rodrigues Ltda., com representação em São Paulo e Manaus e será comercializado pela empresa Radiopharmacus, de Porto Alegre (RS).

Certificação da Anvisa

De acordo com o pesquisador Geraldo Vitral, este “é o primeiro produto desenvolvido por pesquisadores da UFJF, com certificação na Anvisa, que chega ao mercado”. Ele ressalta que atingir este ponto no desenvolvimento de um projeto não é fácil, mas espera que essa conquista sirva de estímulo para outros pesquisadores, apesar de todas as dificuldades e empenho exigidos na realização de um trabalho de pesquisa.

A professora Nádia destaca o lançamento do kit como um grande marco “já que esta é a última etapa de todo um processo de desenvolvimento de um produto que agora chega ao consumidor”. Segundo a pesquisadora, a partir deste mês o produto já começa a ser distribuído a hospitais e outros setores da área da saúde para comercialização em todo o Brasil. A professora ressalta, ainda, que o resultado do projeto reflete a qualidade da instituição, dos pesquisadores e dos alunos no desenvolvimento de pesquisas de alta qualidade e tecnologia.

A Feira, realizada em maio, nos Pavilhões do Expo Center Norte – SP, recebeu cerca de 91 mil visitante, do Brasil e de outros 62 países, entre eles dirigentes hospitalares, profissionais do setor de saúde e empresários da indústria. Estima-se que o evento tenha gerado R$ 6 bilhões em vendas de produtos, equipamentos e tecnologia para hospitais, laboratórios, clínicas e consultórios, um resultado 11% superior comparado ao do ano passado.

O projeto

A idealização do projeto é fruto de uma inquietação pessoal do médico mastologista Geraldo Sérgio Vitral que tinha como objetivo estudar uma forma de diagnóstico mais preciso do câncer de mama por meio da aplicação de um novo produto. Os estudos para sua criação foram iniciados durante o mestrado de Sérgio, sempre sob a orientação da professora Nádia, quando foi realizada toda a parte pré-clínica (com testes em animais para verificar a segurança, a eficácia e a viabilidade técnica). O próximo passo foi o início da fase clínica, com testes em humanos, realizada durante seu doutorado.

Kit Marcador Tecidual para Cirurgia Radioguiada BLD Marker

Entre as vantagens do produto estão a melhoria da qualidade do tratamento do paciente, que alcança 100% de eficácia, como também o fato de a sustância utilizada não se dispersar pela mama, diferente do processo atual, cuja cirurgia pode extrair partes maiores dessa região do corpo. A precisão do Kit evita mutilações decorrentes de cirurgias para retirada de nódulos ou remoção das mamas por conta do avanço do câncer. Além disso, o produto permite a prevenção da doença por meio da identificação de pontos a serem retirados antes de sua evolução.

Outra vantagem está no preço. O produto custa menos do que a agulha de estereotaxia que existe hoje. A eficácia do processo também é um fator favorável na redução de custos já que evita que o paciente passe por internações e novas intervenções cirúrgicas.

Para que os kits pudessem ser criados, os pesquisadores inscreveram o trabalho no Programa de Incentivo à Inovação (PII), do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade, o que possibilitou iniciar o processo de patenteamento e de transferência de tecnologia para a empresa produzi-lo.

O depósito de patentes foi feito em diferentes países, como Estados Unidos, México, Canadá, países da União Européia, Coréia do Sul, China, Índia e Brasil. Por conta do patenteamento, a UFJF receberá royalties durante os 20 anos de vigência da patente.

Premiações

Hospitalar 2011 – 18ª Feira Internacional - São Paulo

Antes de sua comercialização, o “Kit Estéril” conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais. Em 2008, no Idea do Product Global, realizado em Austin, no Texas (EUA), alcançou o segundo lugar na categoria global e o primeiro em inovação tecnológica em uma disputa com 18 universidades dos Estados Unidos, da Inglaterra, da Alemanha, da Suécia, da Irlanda, do Brasil, de Portugal, da Espanha e da Colômbia. O projeto também recebeu o prêmio latino-americano de inovação e outro nacional, na Jornada Paulista de Radiologia, realizada na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Outras informações: (32) 2102-3809 (Faculdade de Farmácia)

www.ufjf.br/farmacia

Samantha Marinho – estudante de Comunicação Social