PROCESSOS PSICOSSOCIAIS E CULTURA DO CORPO

Disciplina: 2027009 – PROCESSOS PSICOSSOCIAIS E CULTURA DO CORPO

Créditos: 3

Departamento: DEPTO DE PSICOLOGIA /ICH

Ementa Estudo das teorias sobre o corpo e sua relação com a cultura contemporânea. Utilização dessas teorias para a compreensão das várias manifestações culturais. Estudo de temas essenciais à produção de conhecimento sobre corpo e diversidade. Estudo sobre as teorias biopsicossociais que discutem o corpo em suas diversas dimensões. Estudo sobre a relação entre corpo e estigma sócio-cultural em diferentes dimensões. O corpo doente (deficiência, amputação, hanseníase, envelhecimento). Fundamentos do corpo e do psicossoma na constituição do sujeito. Exigências das instâncias ideais na cultura contemporânea. A psicossomática como operador e campo intermediário das áreas de saúde (câncer de mama). Os conceitos de biopoder e biopolítica. Corpo e população: estratégias do governamentalidade.
Conteúdo
Bibliografia Assumpção, Jr F. e Almeida, T. (2008) Sexualidade, Cinema e Deficiência. São Paulo: LMP Editora.
Baialardi. K. S. (2007) O Estigma da Hanseníase: Relato de uma Experiência em Grupo com Pessoas Portadoras. Hansenologia Internationalis, 32 (1): 27-36.
Brandão, Z. (org) (1994). A crise dos paradigmas e a educação. São Paulo: Cortez.
Borenstein, M. S. e col. (2008) Hanseníase: estigma e preconceito vivenciados por pacientes institucionalizados em Santa Catarina (1940-1960). Rev Bras Enferm, Brasília, 61(esp): 708-12.
Birman, J. (2001) O mal estar na atualidade: a psicanálise e as novas formas de subjetivação. 3ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Daolio, J. (1995) Da cultura do corpo. Campinas: Papirus.
Daolio, J. (2006) Corpo e Identidade. In: Moreira, W.W. Século XXI: A era do corpo ativo. Campinas: Papirus.
Cadernos de Saúde Pública (2003-). Rio de Janeiro, RJ: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz (ISSN: 0102-311X).
Fernandes, M. H. (2008) As mulheres, o corpo e os ideais: in Volich, R. M.; Ferraz, F. C.; Rannã, W. (orgs) Psicossoma IV ¿ corpo, história e pensamento. São Paulo: Casa o Psicólogo.
Fernandes, M.H. (2003) Corpo. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Fischler, C. Obeso Benigno (1995) Obeso Maligno. In: SANT¿ANNA, D.B. Políticas do Corpo. São Paulo: Estação Liberdade.
Featherstone, M. (1998) O curso da vida: corpo, cultura e imagens do processo de envelhecimento. In: Textos Didáticos. Antropologia e Velhice. Grin Deber, G. (org.) Tradução de Déborah Stucchi, 2ª Ed. IFCH/Unicamp.
Fraga, A.B. (2001) Anatomias emergentes e o bug muscular: pedagogias do corpo no limiar do século XXI. In: Soares, C.L. (org.). Corpo e História. Campinas: Autores Associados.
Foucault, M. (2005) Aula de 17 de março de 1976. In: Foucault, M. Em Defesa da Sociedade. São Paulo: Martins Fontes.
Geertz, C. (1989) A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara.
Goffman, E. (1978) Estigma. Rio de Janeiro: Zahar.
Guzzo, M. (2005) Riscos da beleza e desejos de um corpo arquitetado. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 27(1): 139-152.
Journal of Health Psychology. (2003-) London, UK (Print ISSN: 1359-1053 Online ISSN: 1461-7277)
Le Breton, D. (1995) A síndrome de Frankestein. In: Sant’Anna, D.B. Políticas do Corpo. São Paulo: Estação Liberdade.
Medeiros. E. D. e col. (2010) Escala de atitudes frente à tatuagem: elaboração e evidências de validade e precisão. Estudos de Psicologia, 27(2) 177-186.
Mc Dougall, J. (1991) Teatros do corpo ¿ o psicossoma em psicanálise. São Paulo: Martins Fontes.
Morin, E. (1996) A noção de sujeito. In: SCHNITMAN, D.F. (org.). Novos Paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas.
Oliveira, M. H. P. e Romanell, G. (1998) Os efeitos da hanseníase em homens e mulheres: um estudo de gênero. Cad. Saúde Públ, 14(1):51-60.
Bibliografia (continuação) Pérez, A. L. (2006) A identidade à flor da pele. Etnografia da prática da tatuagem na contemporaneidade, MANA 12(1): 179-206.
Physis. Revista de Saúde Coletiva (2003-) Rio de Janeiro, RJ: Instituto de Medicina Social UERJ (ISSN: 0103-7331).
Prigogine, I. (1996) O fim da ciência? In: SCHNITMAN, D.F. (org.). Novos Paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas.
Revista de Saúde Pública. (2003-) São Paulo, SP: Faculdade de Saúde Pública USP (Impressa ISSN 1518-8787 Online ISSN 0034-8910).
Rodrigues, R. (2000) Sociedade, corpo e interdições: contribuições do estudo de Marcell Mauss sobre as técnicas de corpo. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 21(2/3).
Sacks, O. (1999) O Homem que confundiu sua mulher com um chapéu. Companhia das Letras. São Paulo.
Sant¿anna, D.B. (1995) Cuidados de si e embelezamento feminino: fragmentos para uma história do corpo no Brasil. In: Sant¿anna, D.B. Políticas do Corpo. São Paulo: Estação Liberdade.
Silva, A. M. (2001) A expectativa de corpo e suas raízes paradoxais para a construção de uma nova cultura. In: Silva, A. M. Corpo, Ciência e Mercado. Campinas: Autores Associados.
Volich, R. M. (2010) Psicossomática ¿ de Hipócrates à psicanálise. São Paulo: Casa do Psicólogo, 7ª ed.
Volich, R. M. (1998) Uma voz no fim do túnel: reflexões sobre a formação em psicossomática. In: Volich, R. M.; Ferraz, F. C.; Arantes, M. A. de A. C. (orgs). Psicossoma II ¿ psicossomática psicanalítica. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Bibliografia complementar