Fechar menu lateral

PRÁTICA AVANÇADA DE ENSINO EM PSICOLOGIA

Plano de Ensino

Disciplina: 3015004 – PRÁTICA AVANÇADA DE ENSINO EM PSICOLOGIA

Créditos: 10

Departamento: DEPTO DE PSICOLOGIA /ICH

Ementa Ensino de Psicologia; formação do psicólogo no Brasil; estrutura e funcionamento da Educação Superior; planejamento de aulas; avaliação da aprendizagem; didática; estágio de docência.

Forma(s) de avaliação
Serão realizadas duas avaliações:
1) Parte teórica da disciplina ¿ Os professores responsáveis poderão fazer uso de quaisquer modalidades de avaliação (provas, apresentação de seminários etc.). Porém, serão priorizadas estratégias ativas, como, por exemplo, apresentação de seminários, e avaliações que demandem capacidades condizentes com o nível de doutorado, como, por exemplo, elaboração de um artigo analisando a formação do psicólogo.
2) Parte prática da disciplina ¿ Os orientadores atribuirão nota aos discentes considerando o desempenho deles em situação de ensino em sala de aula.
A nota final será obtida a partir da média aritmética das duas notas.

Conteúdo – Adquirir conhecimentos sobre didática, estrutura e funcionamento da Educação Superior,
planejamento de aulas e avaliação da aprendizagem;
– Analisar o ensino de Psicologia para a formação do psicólogo no Brasil e para outras áreas do
conhecimento; e
– Aplicar os conhecimentos adquiridos em um estágio de docência.
Bibliografia Bastos, A. V. B. & Gondim, S. M. G. (Orgs.) (2010). O trabalho do psicólogo no Brasil. Porto Alegre: Artmed.
Buskist, W. & Davis, S. F. (2005). Handbook of the teaching of Psychology. San Francisco: Wiley-Blackwell.
Psicologia: Ciência e Profissão. (2003 – ). Brasília/DF: Conselho Federal de Psicologia.
Psychology Learning & Teaching. (2003 – ). Oxford: Symposium Journals.
Teaching of Psychology. (2003 – ). Washington/DC: Society for the Teaching of Psychology.
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar