O curso de Pós-Graduação em Psicologia da UFJF iniciou suas atividades de Mestrado (abre em nova janela) em 2008 e do Doutorado (abre em nova janela) em 2013. É credenciado pela CAPES com conceito cinco. Conta com um quadro de 19 professores doutores efetivos (abre em nova janela).
Área de Concentração
O Programa, com área de concentração “Psicologia”, está organizado a partir de três linhas de pesquisa (abre em nova janela): “Processos Psicossociais em Saúde”, “Desenvolvimento Humano e Processos Sócio-Educativos” e “História e Filosofia da Psicologia”.
Objetivos
O curso tem como objetivo desenvolver uma formação em nível de pós-graduação que esteja compromissada com a produção de conhecimento e a formação acadêmica em Psicologia, proporcionando uma reflexão crítica sobre o saber científico em Psicologia considerando sua multiplicidade de objetos e de abordagens teóricas e metodológicas.
Em termos gerais, o Programa visa:
I. Aprofundar as competências e habilidades adquiridas no Curso de Graduação e Pós-Graduação, desenvolvendo técnicas de investigação e pesquisa em Psicologia, visando à formação de pesquisadores qualificados, que possam refletir criticamente sobre a literatura cientifica; formular problemas de pesquisa relevantes, decorrentes dessa análise; delinear projetos de pesquisa; refletir sobre as questões éticas envolvidas na condução de projeto de pesquisas; selecionar e executar as análises de dados adequadas aos de projetos de pesquisa; relacionar e integrar resultados provenientes de diversas pesquisas nas linhas de pesquisa propostas; discutir os resultados de pesquisa no campo teórico e metodológico dessas linhas, mostrando convergências e possíveis divergências e formulando hipóteses explicativas que contribuam para a compreensão do fenômeno estudado; redigir textos científicos referentes a relatos de pesquisa realizados.
II. Formar professores de Psicologia para o magistério superior capazes de elaborar programas de curso, disciplinas e treinamento no âmbito do ensino superior; elaborar plano de aula, contendo objetivos, conteúdo de ensino, sistema de avaliação, estratégia pedagógica e bibliografia; ensinar conteúdos teóricos e metodológicos.
III. Capacitar profissionais da área de psicologia atendendo a uma demanda regional, promovendo a mediação entre os conhecimentos construídos e a prática nas áreas de pesquisa oferecidas, visando formular, coordenar, executar e avaliar projetos de intervenção profissional.