HOMOLOGAÇÃO – Doutorado – Processo Seletivo 2012

LISTA – HOMOLOGAÇAO

“A proficiência em inglês ainda será apreciada pela comissão de seleção e, em alguns casos, pelo Colegiado do PPG em Psicologia da UFJF.”

3. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo seletivo será feito em duas etapas.

Primeira etapa

3.1. Projeto de Pesquisa, de caráter eliminatório, deve ser entregue no ato da inscrição. Será considerado(a) aprovado(a) o projeto que obtiver um parecer favorável do(a) orientador(a) proposto(a).

3.2. Análise do currículo, de caráter eliminatório, sendo considerado(a) aprovado(a) o(a) candidato(a) que publicou, pelo menos, um artigo, um capítulo ou um livro nos últimos três anos (2010, 2011 e 2012). O artigo deve ter sido publicado em um periódico classificado entre A1 e B2 na área de Psicologia. Caso a revista não tenha sido avaliada por essa área, será considerada a avaliação da área de origem da publicação. O capítulo ou livro deve ter sido publicado por uma editora universitária ou comercial que tenha um conselho editorial.

Observações:

1. Na ficha de inscrição, o(a) candidato(a) deverá indicar a linha de pesquisa e o(a) orientador(a) pretendido(a). Não será permitida troca de linha e/ou orientador(a) após a inscrição. Informações sobre o corpo docente atual do Doutorado em Psicologia da UFJF podem ser encontradas na internet.

2. Não serão atribuídos pontos, notas etc. às avaliações da primeira etapa.

3. A relação dos candidatos aprovados para a segunda etapa será divulgada em 21 de dezembro de 2012, no site ou na secretaria do PPG em Psicologia.

Segunda etapa

Serão realizadas duas avaliações eliminatórias na segunda etapa.

Projeto de Pesquisa

3.3.- Caso as partes – candidato(a) e orientador(a) – concordem, o(a) candidato(a) aprovado(a) na primeira etapa do processo seletivo poderá ter o acompanhamento de um(a) professor(a) que supervisionará o aprimoramento do projeto de pesquisa durante essa etapa. Esse(a) professor(a) deve ser o(a) orientador(a) sugerido na inscrição. Esse acompanhamento deve ser consensual entre os envolvidos.

3.4. A avaliação do projeto de pesquisa terá caráter eliminatório, sendo atribuída nota entre zero e 100, sendo consideradas aprovadas as propostas com nota maior ou igual a 70. Para finalidade de classificação, essa nota terá peso dois.

3.5. Avaliação da proposta será realizada por uma banca examinadora composta pelo(a) orientador(a) sugerido(a) e por mais dois professores do Doutorado em Psicologia da UFJF. Serão avaliados o texto, a apresentação oral e as respostas dadas durante a argüição efetuada pelos professores.

3.6. Quatro vias do projeto de pesquisa deverão ser entregues à coordenação do Programa, em 22 de fevereiro de 2013, sendo que as arguições serão agendadas a partir do dia 25 de fevereiro de 2013.

Exame de Proficiência em um Segundo Idioma

3.7. O segundo idioma será definido pelo(a) orientador(a) ao avaliar o projeto da Primeira Etapa.

3.8. Essa prova terá duração de duas horas, será realizada no dia 20 de fevereiro de 2013 – 14 horas – e será considerado(a) aprovado(a) o(a) candidato(a) com nota igual ou superior a 70.

3.9. Será permitido o uso de dicionário impresso do idioma avaliado (p.ex., francês-francês) desde que o(a) candidato(a) disponha de um exemplar no momento da avaliação.

3.10. Não será permitida a consulta de dicionários eletrônicos ou usar o dicionário de outro candidato.