3º Fórum Científico e Tecnológico em Odontologia de Juiz de Fora

O 3º Fórum Científico e Tecnológico em Odontologia de Juiz de Fora, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ocorreu de forma remota durante os dias 24, 25 e 26 de novembro de 2020, devido ao atual cenário da pandemia da COVID-19. O fórum teve como finalidade principal reunir professores, pesquisadores, profissionais e alunos de graduação e pós-graduação para vivenciar diferentes atividades nas áreas de ensino, pesquisa e tecnologia. As principais temáticas abordadas foram: metodologias de pesquisa, pesquisas científicas em empresas, pesquisas científicas nas redes sociais, e inserção da pesquisa na extensão universitária.

É importante destacar a interação com demais instituições universitárias e centros de pesquisa do país, com seis palestras ministradas professores e pesquisadores de destaque, sendo eles: Profa. Ana Paula dos Santos e Prof. Antônio Fernando Monnerat da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Prof. Alessando Dourado Loguercio da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Prof. Rafael Ratto de Moraes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Prof. . Saul Martins de Paiva da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Prof. Heitor Marques Honório da Universidade de São Paulo (USP –Bauru).

Com o objetivo de promover atividade cultural e maior interação entre os participantes, foi realizada uma live de encerramento no YouTube com o cantor regional Thiago Miranda.

Ao todo, 390 pessoas de 17 estados do Brasil (AC, BA, CE, DF, ES, MA, MG,PA, PB, PI, PR, RJ, RS, SC, SE, SP, TO) e alguns países da América Latina (Peru e Bolívia) se inscreveram no evento. Destes, 61% participou do Fórum Científico e Tecnológico em Odontologia de Juiz de Fora pela primeira vez.

Foram apresentados 140 trabalhos de pesquisas científicas, casos clínicos e revisões da literatura, sob a forma de painel ou apresentação oral on line, que foram analisados por dois avaliadores, dentre professores, egressos, mestrando e doutorandos. Os trabalhos foram divididos em três categorias: Painel Científico (acadêmico), Painel Científico (profissional) e Apresentação Oral; e os três primeiros trabalhos melhores avaliados em cada uma das categorias foram premiados e os autores receberam certificado de premiação.

Ficou evidente que o evento promoveu grande visibilidade do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFJF e grande interação entre alunos, professores e pesquisadores da UFJF e de várias outras instituições do Brasil e da América latina, possibilitando a interação, discussão e aprendizado de metodologias para desenvolvimento de pesquisa e outros assuntos de interesse para o público-alvo.

Programação do 30 Fórum Científico e Tecnológico

Comissão organizadora do 3o Fórum Científico e Tecnológico

Trabalhos premiados em cada categoria