Francisco Carlos Teixeira da Silva

E-mail: chicotempo@uol.com.br

AcademiaLattes | ORCID | ResearchGate

Professor visitante do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor titular aposentado de História Moderna e Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com estágio de pesquisa na Freie Universität Berlin. Possui pós-doutoramento pela Universidade de São Paulo, Technische Universität Berlin e Freie Universität Berlin (bolsista Capes/DAAD). Foi Membro dos Comitês Pro-África e Pro-Sul do CNPq; editor da Revista Ciência Hoje, da SBPC; articulista da GloboNews (1994-2014); articulista da Agência Carta Maior. É detentor das medalhas do Mérito Naval, de Amigo da Marinha, da Ordem de Tamandaré, da Vitória na Segunda Guerra Mundial e do Pacificador. Fundador do Laboratório de Estudos do Tempo Presente/UFRJ. Prêmio Jabuti de 2014.

Produções bibliográficas selecionadas

• Dicionário Crítico do Pensamento de Direita. Rio de Janeiro: Mauda, 2000. (e outras/os)
  • O Século Sombrio. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
  • Impérios na História. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2009. (e outras/os)
  • Atlântico, a história de um oceano. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013. (e outras/os)
  • Terra Prometida: História da Questão Agrária no Brasil Edição Revisada, Atualiza e Ampliada. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2021. (com Maria Yedda Linhares)