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Linhas de Pesquisa

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

 

Descrição:

Esta área de concentração tem como objetivo a formação de professores de matemática da Educação Básica e Superior. Nosso projeto, considerando todo o contexto atual de mudanças que passa a Educação, é de capacitá-los para identificar e, sobretudo, utilizar a pesquisa de modo a agregar valor às suas atividades de prática docente. Além de prepará-los, para a integração das novas tecnologias ao ambiente educacional, o que define uma reestruturação da prática docente e de seus processos formativos, que deverão estar ancorados em abordagens educativas referenciadas teoricamente.

A área tem também como foco os processos de ensino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosóficos, cognitivos e científicos e todas as variantes e condicionantes que envolvem esses processos.

A proposição da área de concentração, acima citada, tem toda sua abordagem no interior do campo de pesquisa conhecido como Educação Matemática.

 

Linhas de Pesquisa

 01.         Ensino e Aprendizagem da Matemática, Análise dos condicionantes da sala de aula e Intervenção Pedagógica em Matemática.

As atividades vinculadas a essa linha de pesquisa visam: a) o estudo e a análise da utilização de diferentes estratégias de ensino capazes de propiciar mudanças efetivas na qualidade da formação matemática de professores e estudantes de matemática; b) a análise do fracasso do Ensino de Matemática e das rotinas que o sustentam com vistas a sugerir caminhos para sua superação; c) a investigação da produção de significados de estudantes para a Matemática com vistas a uma melhor interação entre professor-aluno e uma intervenção didática mais efetiva; d) a pesquisa e a implementação de cursos de serviços para a Licenciatura em Matemática e para áreas onde a Matemática se faz presente.

 02.         Tecnologias da informação e Comunicação na Educação Matemática.

A linha tem como objetos de pesquisa: a) o desenvolvimento e a avaliação de ambientes virtuais e colaborativos de aprendizagem para uso dos professores na aula de matemática, com destaque para a busca de metodologias e estratégias de ensino e de aprendizagem apropriadas ao contexto da tecnologia da informação aplicada ao Ensino de Matemática; b) o desenvolvimento, implementação e avaliação de material didático (softwares educacionais, objetos de aprendizagem, textos, hipermídias, vídeos) centrados nos conteúdos de Matemática; c) a pesquisa sobre o uso das tecnologias e sua relação com as escolas e a prática do professor de matemática, objetivando, deste modo, a transferência dessas novas tecnologias para essa área de conhecimento em seus diferentes níveis e modalidades, visando à melhoria da qualidade de ensino.