Em termos do que se espera do egresso do Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFJF, considera-se que o curso deva permitir que ele:
– Entenda que sua prática docente não se reduz apenas ao domínio do conteúdo matemático, rompendo com uma concepção que, muitas vezes, é fruto da formação nos Cursos de Licenciatura em Matemática tradicionais.
– Saiba diagnosticar e tratar as dificuldades de aprendizagem de seus alunos, agindo para auxiliar na aprendizagem de seus alunos, e não para selecionar os aptos.
– Utilize diferentes metodologias de ensino em sala de aula, em especial, os recursos tecnológicos que podem auxiliar nas atividades de ensino de matemática.
– Identifique os diferentes problemas que emergem da sala de aula e saiba buscar possíveis soluções.
– Compreenda que sua prática e suas ações são orientadas por concepções, que devem ser identificadas e analisadas, de modo a permitir uma ação mais refletida.
– Tenha consciência de seu papel de agente de mudança no ambiente de trabalho e de como a pesquisa em Educação Matemática pode fundamentá-lo nesse empreendimento.
Os egressos do Mestrado Profissional em Educação Matemática são professores de Matemática da Educação Básica e do Ensino Superior, bem como alguns integram programas de doutoramento em Educação Matemática ou Educação.