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Maria Lucia Bueno

Maria Lucia Ramos

Maria Lucia Bueno Ramos é docente permanente do PPGCSO. Bacharel e mestre em Ciências Sociais (PUC-SP).Doutora em Ciências Sociais (UNICAMP). 

Realizou diversos estágios de Pós-doutorado: Instituto de Artes da Unicamp/FAPESP, École des Hautes Études em Science Sociales/EHESS e Université Paris Est/FAPESP. Esteve como professora convidada no Institut d’études européennes, Université Paris 8 (2015-16) e no departamento de sociologia da New School for Social Research (New York, 2016), em ambos financiada pela Capes.

É coordenadora do GT de Sociologia da Arte nos Congressos da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS).Tem experiência nas áreas de sociologia da cultura e da arte e historia social, com ênfase nos seguintes temas: Artistas, Instituições e Mercado; Cultura e Arte Brasileira; Arte Moderna e Contemporânea; Trabalho artístico e cultural: Consumo e estilos de vida; Gastronomia; Moda; Cultura Urbana; Indústria Cultural; Modernidade; Mundialização e Globalização.

CV Latteshttp://lattes.cnpq.br/9373853760102806 (abre em nova janela)

E-mail: marialucia.bueno@gmail.com / marialucia.bueno@ufjf.edu.br 

Linha de Pesquisa (PPGCSO): Cultura, Democracia e Instituições

Grupo de Pesquisa: Cultura e Artes Visuais. História e Sociedade (líder)

Projetos de Pesquisa:

Trabalho, êxito e profissionalização na arte contemporânea. Uma perspectiva histórica e comparativa

Artes Plásticas e Gastronomia (artistas e chefs) na Globalização.

Principais Publicações:

BUENO, Maria Lucia. 2001. Artes Plásticas no século XX : Modernidade e globalização(2a. Edição). Campinas: Editora da UNICAMP/Imprensa Oficial/FAPESP.

BUENO, Maria Lucia. 2005. ” O mercado de galerias e o comércio de arte moderna. São Paulo e Rio de Janeiro nos anos 1950-1960″. Revista Sociedade e Estado , v. 20, no.2, p.377- 402.

BUENO, Maria Lucia, CAMARGO, Luiz Octavio L.(org.). 2008.  Cultura e consumo. Estilos de vida na contemporaneidade. São Paulo : Editora do Senac.

BUENO, Maria Lucia (org.). 2012. Sociologia das Artes Visuais no Brasil. São Paulo : Editora do Senac.

BUENO, Maria Lucia. 2012. ” Les femmes de la Haute-couture. Mode et genre au début du XXème Siècle”.  In: M. Buschatto, M.Leontsini; M.Maruani, B. Pequinot e H. Ravet (org). Créations. Le genre à L’ oeuvre. Paris: L’Harmattan  (Logiques Sociales/Sociologie de L’Art).

BUENO, Maria Lucia, 2013, “Gastronomia e Sociedade de Consumo. Tradições culturais brasileiras e estilos de vida na globalização cultural”. In: Reflexões sobre cultura material. Manifestações artísticas e ciências sociais.(org. Patricia Reinheimer e Sabrina Sant’Anna),Rio de Janeiro : Folha Sêca.

BUENO, Maria Lucia. 2014. Une modernité brésilienne: Art moderne et marche de l’art à Sao Paulo et Rio de Janeiro au milieu du XXe siècle. Sociologie de L’art. Revue Internationale, v.22, p.109 – 124.

BUENO, Maria Lucia, 2016. “La condition d’artiste contemporain au Brésil: entre l’université et le marché” In: Art et Societé. Recherches récentes et regards croisés,(org. Glaucia Villas Boas e Alain Quemin) Brésil/France. Marseille : Open Edition.

BUENO, Maria Lucia; DABUL, Ligia, 2016. Dossiê : “Arte, Mundo” . Revista Nava, vol.1 no. 2. Juiz de Fora : Editora da UFJF, 2016, v.1. no. 2.

BUENO, Maria Lucia , 2016. ” Cultura Visual e estilos de vida. As revistas de moda francesas e as estratégias de marketing da alta costura no início do século XX”. Maracanan. , v.12, p.75 – 96.

BUENO, Maria Lucia, 2016. “Da gastronomia francesa à gastronomia globalizada: hibridismos e identidades inventadas”. Cadernos do CRH (UFBA). , v.vol.29, p.443 – 462.

Orientandos(as):