João Assis Dulci é doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociológicos e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua nas áreas de Sociologia Econômica e Sociologia do trabalho, com enfoque nos temas de desenvolvimento, mercado industrial brasileiro, indústria automobilística e impulsos para o desenvolvimento regional. Atualmente conduz a pesquisa “Investimentos estrangeiros diretos no setor automobilístico no Brasil: um esforço de categorização do conceito de greenfields”. Está vinculado ao Brazilian Automotive Research in Auto Industry (BRAIN) e ao Grupo de Estudos em Desenvolvimento do Sul Fluminense (Gedesf).
Linha de pesquisa: Políticas Públicas e Desigualdade Social
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4764099118563223 (abre em nova janela)
Principais publicações:
PERLATTO, F; DULCI, J.A.; CHALOUB, J. A Nova República em crise. Cutiriba, Ed. Appris, 2019.
DULCI, J.A. Crise, emprego e renda na indústria automotiva: os casos de Sul Fluminense, Camaçari e Grande ABC Paulista em perspectiva comparada. Revista Sociologia & Antropologia (PPGSA/UFRJ), 2021 (aguardando publicação).
DULCI, J.A. Configurações do desenvolvimento em duas novas regiões automobilísticas: sul fluminense e Camaçari (BA). Política & Trabalho (UFPB. Impresso), v. 1, p. 75-94, 2018.
DULCI, J.A.. A trajetória recente do desenvolvimento no Brasil: dos modelos nacionais à escala mesorregional. Revista Faces de Clio, v. 2, p. 155-185, 2016.
REZENDE, W. S. ; CANDIAN, J. F. ; DULCI, J. A. ; PAULA, T. S. ; PINTO, R. M. . Avaliação educacional e autonomia no contexto federalista: Uma discussão a partir dos sistemas estaduais de avaliação. Pesquisa e Debate em Educação, v. 2, p. 20-43, 2012.
Orientandos:
Luiz Flávio Conceição Divino (Mestrado)
Maria Muniz Loureiro (Mestrado)
Marissa Scárdua de Oliveira (Mestrado)
Ana Carolina Polessa (Doutorado)
Geraldo Obermeyer da Costa Braz (Doutorado)