Docente Permanente do PPGCSO. Etnóloga, doutora e mestre em antropologia social pelo Museu Nacional da UFRJ e participante da Rede Abaeté de Antropologia Simétrica e do grupo de pesquisa Antropologia das Fronteiras Conceituais (UFJF). Ao longo do período 2009/2010 participou também do Centre Enseignement et Recherche en Ethnologie Amérindienne/EREA/CNRS e do Laboratoire d’Éthnologie et Sociologie Comparative (LESC/Université Paris X) em Paris, França. Realiza pesquisas com os Guarani Mbya desde 2001, tendo publicado uma etnografia realizada junto às aldeias guaranis no estado do Rio de Janeiro (“A duração da pessoa: mobilidade, parentesco e xamanismo mbya (guarani)”, EDUNESP/ISA/NuTI, 2007). Tem interesse em temas diversos no campo da etnologia indígena, como parentesco, abordagens da infância, ritual, xamanismo e transformações indígenas, e em Teorias Antropológicas, com especial interesse nos debates contemporâneos. Atualmente tem orientado pesquisas e aprofundado estudos no campo da Antropologia do Corpo e das Emoções, Natureza e Cultura, relações entre humanos e não humanos.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6074252503067289 (abre em nova janela)
E-mail: elizabeth.pissolato@ufjf.edu.br
Linha de pesquisa (PPGCSO): Cultura, Produções Simbólicas e Processos Sociais
Projetos de pesquisa:
Etnografia Amazônica e Antropologia do Corpo e das Emoções
Antropologia “além do humano”
Grupos de pesquisa:
Antropologia das Fronteiras Conceituais
Núcleos de pesquisa:
Rede Abaeté de Antropologia Simétrica
Laboratório de Antropologia Tapuia
Principais publicações:
PISSOLATO, E. Trabalho, subsistência e dinheiro: modos criativos na economia mbya (guarani) contemporânea. Horizontes Antropológicos, v. 22, p. 105-125, 2016.
PISSOLATO, E. Tradições indígenas nos censos brasileiros: questões em torno do reconhecimento indígena e da relação entre indígenas e religião. In: Faustino Teixeira; Renata Menezes. (Org.). Religiões em movimento: o censo de 2010. 1ed.Petropolis: Vozes, 2013, p. 235-252.
PISSOLATO, E. A duração da pessoa: mobilidade, parentesco e xamanismo mbya (guarani). São Paulo: Editora da UNESP, 2007.
Orientandos(as):
Jonathan Vinicius Dorini de Moraes (Mestrado)
Luana Cristina Seixas (Mestrado)
Lucília da Glória Alves Dias (Doutorado)
Danira Morais da Silva (Mestrado)
Julia Flecher (Mestrado)
Raphael Gouvea Rompinelli (Mestrado)
Maicon do Couto Fecher (Doutorado)