Fechar menu lateral

Dmitri Cerboncini Fernandes

Dmitri Fernandes

Dmitri Cerboncini Fernandes é bacharel em Ciências Sociais, doutor em Sociologia e realizou estágio de pós-doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo, com estágio sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales – Paris. Professor Associado do Departamento de Ciências Sociais do ICH – UFJF. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFJF (PPGCSO – UFJF), diretor-executivo da Editora UFJF e Editor Assistente (Sociologia) da Revista Brasileira de Ciências Sociais (RBCS). Líder do Núcleo de Pesquisas do CNPq “Capitalismo, Colapso e Utopia” e pesquisador associado dos grupos “Sociologia das Distinções Sociais” (UNIFESP), “Laboratório de Humanidades Digitais” (UFBA) e do “Observatório para as Condições de Vida e Trabalho” (Universidade Nova – Lisboa, Portugal). Coordenador das pesquisas “Habitus, subjetividade e humilhação dos indivíduos em situação de rua de Juiz de Fora” e “Teoria Crítica ‘Quente’: Robert Kurz e o elo com Frankfurt”. 1. Lugar no Prêmio CAPES de Teses de 2011, área de sociologia. Vencedor do prêmio de melhor tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo – 2010. Menção Honrosa ao livro “Sentinelas da Tradição” (EDUSP, 2018) no 5. Prêmio ABEU (2019). Co-organizador de livro (Lógicas Sociais do Gosto, 2019, EdUnifesp) selecionado entre os melhores de 2019 pela “Quatro, Cinco Um, A Revista dos Livros”. Parecerista ad hoc de diversos periódicos e de projetos da FAPESP. Tem experiência nas áreas de sociologia e história, sobretudo em relação aos seguintes temas: teoria sociológica, teoria social, teoria crítica, pessoas em situação de rua, música popular, indústria cultural, artistas, intelectuais.

CV lattes: http://lattes.cnpq.br/6428819445547353 (abre em nova janela)

E-mail: dmitri.fernandes@ufjf.edu.br

Linha de pesquisa (PPGCSO): Políticas públicas e desigualdade social

Projetos de pesquisa:

O Autoritarismo na Contemporaneidade

A Negra Essencialização do Samba

Grupos de pesquisa:

Autoritarismo, Preconceito e Ideologia (líder)

Sociologia das Elites Intelectuais e das Ciências Sociais

Principais publicações:

FERNANDES, Dmitri Cerboncini. A cor do samba. In: Faces Contemporâneas da Cultura (livro). 2014.

FERNANDES, Dmitri Cerboncini. A Negra essencialização do samba. Luso-Brazilian Review, 2014. <http://muse.jhu.edu/login?auth=0&type=summary&url=/journals/luso-brazilian_review/v051/51.1.fernandes.html>

FERNANDES, Dmitri Cerboncini. Os Maestros do Verbo: A Constituição da Legalidade Interna da Música Popular Urbana Brasileira. Sociologias (UFRGS), 2012.

FERNANDES, Dmitri Cerboncini. A nova ortodoxia do samba paulista. Desigualdade e Diversidade [online], 2011, n. 8, p. 225-252, <http://desigualdadediversidade.soc.puc-rio.br/media/artigo9_8.pdf>.

FERNANDES, Dmitri Cerboncini. “E fez-se o samba”: Condicionantes intelectuais da música popular no Brasil. Latin American Music Review, 2011, vol. 32, n. 1, p. 39-58.

Orientandos(as):

Mestrado

Hugo Martins Gomes

Isabela Montovani de Castro Pereira

Brayan de Souza Sales

Paola Sílvia Araújo