Bacharel em História pela Universidade de São Paulo, mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFJF, integrando a linha de pesquisa Cultura, Produções Simbólicas e Processos Sociais. Tem atuado no campo da Sociologia da Religião, pesquisando sobre modernidade religiosa brasileira, com foco na atuação dos profissionais da religião, especialmente no espiritismo. Mais recentemente vem se dedicando aos estudos de gênero, sexualidade e religião. Integra o grupo de pesquisa Diversidade Religiosa na Sociedade Secularizada (USP) e o Núcleo de Estudos de Religião, Economia e Política (NEREP-UFSCar). É coordenadora do grupo de estudos e pesquisa Geni – Gênero e Interdisciplinaridade (UFJF). Faz parte do Coletivo Marielle Franco – Mulheres UFJF: ações de combate à violência de gênero no ambiente universitário, tema sobre o qual vem desenvolvendo pesquisas.
CV lattes: http://lattes.cnpq.br/4202304467511821 (abre em nova janela)
E-mail: celiarribas@yahoo.com.br
Projetos de pesquisa:
Diversidade religiosa na sociedade secularizada (CNPq)
O sexo dos espíritos: representações de gênero e sexualidade no espiritismo
Entre salas, corredores e laboratórios: violências de gênero no ambiente universitário
Principais publicações:
ARRIBAS, Célia. Afinal, espiritismo é religião? São Paulo: Editora Alameda/FAPESP, 2010.
ARRIBAS, Célia. Política, gênero e sexualidade: controvérsias espíritas entre progressistas e conservadores. CONTEMPORÂNEA (UFSCar), v. 10, p. 613-638-638, 2020.
ARRIBAS, Célia. O sexo dos espíritos: gênero e sexualidade no espiritismo. REVISTA USP, v. 121, p. 97-108, 2019.
ARRIBAS, Célia. Espíritas de todo o Brasil, uni-vos! Meandros da unificação espírita na primeira metade do século XX. RELIGIÃO E SOCIEDADE, v. 37, p. 150-172, 2017.
ARRIBAS, Célia. Autoridades espíritas: critérios para tipologias e repartições das lideranças no espiritismo. In: SOUZA, André Ricardo de; SIMÕES, Pedro; TONIOL, Rodrigo. (Org.). Espiritualidade e espiritismo: reflexões para além da religiosidade. São Paulo: Porto de Ideias, 2017, v. 1, p. 79-98.
ARRIBAS, Célia. Espiritismo: entre crime e religião. Mneme (Caicó. Online), v. 12, p. 318, 2011.
ARRIBAS, Célia. Espíritas e católicos: os “adversários cúmplices” na formação do campo religioso brasileiro. Debates do NER (UFRGS), v. 1, p. 15-30, 2009.
Orientandas (os)
Bianca Souza Bernardino
Jocilane Gonçalves Barbosa
Laura Mostaro Pimentel
Maria Júlia Tavares Pereira