Palestra sobre a pesquisa “Instituto Inhotim: arte, museus e reconhecimento” – Sabrina Parracho Sant’nna (PPGCSO/UFRRJ), 16/10 às 17h
No dia 16 de outubro, quinta-feira, as 17h, no Auditório principal do IAD a professora Sabrina Parracho Sant’anna (PPGSA/UFRRJ) conduzirá uma palestra sobre sua pesquisa “Instituto Inhotim: arte, museus e reconhecimento”.
Na narrativa oficial, o Museu de Inhotim começou a ser concebido por Bernardo de Mello Paz a partir de meados da década de 1980. Construída dentro fazenda do colecionador como instituição sem fins lucrativos, a fundação foi aberta em 2006 e apresenta hoje uma das mais importantes coleções privadas de arte contemporânea em âmbito internacional. Do ponto de vista desta comunicação, importa entender a relação entre o projeto de instituição internacional e uma fazenda encravada numa cidade de 38.000 habitantes, espaço simbolicamente marcado pela experiência local, mas também pela relação com a mineração, pelo passado escravista e pela produção de commodities para o mercado internacional na periferia do capitalismo.