Nota de Pesar (abre em nova aba)
É com profundo pesar que o Departamento de Ciências Sociais e o Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora recebem a notícia do falecimento da professora Neide Esterci.
Natural de Juiz de Fora, Neide graduou-se no curso de Ciências Sociais da UFJF no ano de 1965. Mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ e doutora em Ciência Política pela USP, foi professora do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, ambos da UFRJ.
Neide Esterci também atuou como pesquisadora na Amazônia e no Nordeste brasileiro, tornando-se referência em temas relacionados ao campesinato, às populações tradicionais, aos efeitos socioambientais dos projetos de desenvolvimento e ao trabalho escravo.
O legado de seu trabalho é enorme. As agendas políticas e científicas que marcaram a trajetória de Neide Esterci permanecem vivas, não apenas através de inúmeras gerações de orientados e orientandas, mas também nos grupos de trabalho da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa (Anpocs), no projeto de pesquisa “Desenvolvimento, trabalho e ambiente” (DTA/UFRJ) e nas ações do Instituto Socioambiental (ISA), do qual fez parte desde sua fundação, em 1994.
Em nome do PPGCSO e do Departamento de Ciências Sociais da UFJF, prestamos nossa solidariedade a José Ricardo Ramalho, seus filhos, parentes, estudantes e amigos de tantos anos de uma incansável luta pública. Que encontrem conforto neste momento.
PPGCSO/UFJF
DCS/UFJF.