Fechar menu lateral

I Workshop Ultradireita no nível subnacional na Argentina e no Brasil

Realização: Núcleo de Estudos sobre Política Local (NEPOL) e Observatório de Economía y Política Brasil-Argentina (OBRA/EPyG/UNSAM).

Quando: 21 e 22 de novembro, de 09:30 às 16:30
Onde: Centro de Pesquisas Sociais (CPS/UFJF).

Evento híbrido.

Contato: nepol.ufjf@gmail.com

Discentes interessados a participar como ouvintes devem fazer sua inscrição pelo formulário: https://forms.gle/UgBbkMWe41aWtXvR9

As vagas para participação presencial são reservadas para discentes do PPG de Ciências Sociais e História da UFJF e membros do NEPOL. As vagas para participação remota estão destinadas a discentes da UFRJ. A inscrição não garante a vaga no workshop. Entraremos em contato para confirmar a participação.

Sobre o Workshop

Nas últimas décadas, a ultradireita tem ganhado força em várias partes do mundo, desafiando as estruturas políticas tradicionais e influenciando o debate público com pautas nacionalistas, xenofóbicas e autoritárias. Nas Américas, Brasil e Argentina estão entre os países nos quais a ultradireita logrou alcançar os mais altos postos de poder, com a eleição de Jair Bolsonaro em 2018 e de Javier Milei em 2023. Uma das consequências de sua chegada à presidência foi dar impulso às lideranças, grupos e pautas da ultradireita, permitindo sua difusão e fortalecimento por todo o território. Neste workshop vamos discutir os primeiros resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito do NEPOL/UFJF, OBRA/EPyG/UNSAM e da UFRJ sobre a ultradireita no Brasil e na Argentina em nível subnacional. As pesquisas investigam atores da ultradireita no nível municipal no Brasil e no nível provincial na Argentina, com foco em seu perfil, trajetórias, vínculos, agendas e estratégias de atuação.

Apoio: Propp/UFJF, ICH, CPS, UFRJ, CNPq.