Nota de pesar pelo falecimento do Prof. Luiz Werneck Vianna

Nota de pesar do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais pelo falecimento do Professor Luiz Werneck Vianna
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais lamenta o falecimento do professor Luiz Werneck Vianna, na tarde do dia 21 de fevereiro de 2024. Werneck Vianna foi um dos mais importantes e respeitados cientistas sociais de nosso país, com grande contribuição em campos diversos do conhecimento e na formação de muitos pesquisadores, além de ter sido destacado intelectual público, contribuindo para a elevação da qualidade dos debates públicos e para o fortalecimento da democracia, por meio de intensa atividade junto aos órgãos de imprensa, aos sindicatos, associações e partidos políticos do campo democrático.
Sua obra é composta por um conjunto rico e muito articulado de estudos que lidaram com temas sensíveis da sociedade brasileira, tais como os sindicatos e a legislação trabalhista, a questão agrária, os intelectuais, as ciências sociais e a esfera pública, as transformações no direito e na magistratura. São trabalhos que possuem uma forte orientação teórica, perseguida em diálogo com uma ampla bibliografia que articula a teoria política e a social, em autores clássicos e contemporâneos. No conjunto, oferecem uma interpretação original do longo processo de transformações que levaram às modernas instituições políticas, sociais e econômicas do país, lidos em uma chave crítica e interessada nas possibilidades de sua democratização. Orientação que se expressou com igual força em um amplo conjunto de escritos na imprensa, que o notabilizaram como um dos principais intelectuais públicos do país.
Werneck Vianna deixou à Universidade Federal de Juiz de Fora uma contribuição relevante, tendo comparecido a muitas atividades e, especialmente, contribuindo para a fundação e consolidação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Em 2010, a UFJF o homenageou com a criação da Cátedra Luiz Werneck Vianna que resultou em um conjunto de atividades para discutir sua obra, posteriormente publicadas em livro pela Editora da UFJF. Mais recentemente, por iniciativa de professores da instituição, a editora universitária publicou outro livro de estudos sobre sua obra, dando continuidade à iniciativa anterior e mantendo vivo o interesse por seu pensamento.
(Prof. Felipe Maia Guimarães)